skip to Main Content

Vereadores ressaltam compromisso de todos contra avanço do coronavírus

Vereadores Ressaltam Compromisso De Todos Contra Avanço Do Coronavírus

 A Câmara pretende acompanhar de perto a retomada no funcionamento do comércio de Itabuna, com novas regras, a partir de quarta-feira (03). Como anunciado pelo prefeito Augusto Castro (PSD), em entrevista acompanhada por vereadores, começa também a montagem de um hospital de campanha – programado para ser o maior do interior baiano.

Neste tempo de enfrentamento, a Casa ressalta o papel de fiscalizar e, ao mesmo tempo, propor ações para unir-se à sociedade na luta contra o coronavírus. Assim, na manhã de quinta-feira, às 10 horas, os edis pretendem visitar estabelecimentos comerciais, distribuir máscaras e, na avenida do Cinquentenário, destacar informações sobre a importância da prevenção ao coronavírus.

“Não podemos nos esquecer da responsabilidade geral da sociedade. A flexibilização das atividades econômicas não pode ser vista pela população como um sinal verde para tudo”, declarou o primeiro secretário, Israel Cardoso (PTC).

O presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), completou sobre a importância de se discutir com igual prudência sobre cuidado com a saúde e com a economia: “O Legislativo discute intensamente os impactos sociais da pandemia. São urgentes providências em favor da saúde dos cidadãos, assim como é igualmente urgente garantir suporte ao comércio, uma das atividades mais pujantes da economia local”.

Legislativo e Executivo no anúncio da abertura do comércio. Na foto, Erasmo Ávila, Augusto Castro e Israel Cardoso (Fotos: Pedro Augusto)

“União de forças”

Embora frisem sobre a relevância da fiscalização, os citados edis reconhecem perceber em todos o desejo de agir com seriedade no trato com a saúde pública. “O que mais tenho constatado é um enorme senso de compromisso e responsabilidade por parte da gestão e dos empresários envolvidos. Para muitos empreendedores, a paralisação das atividades os colocou à beira de um colapso nos seus negócios”, recordou Ávila.

Após acompanhar inúmeras discussões, entendem que prevaleceu a postura de seguir normas sanitárias e manter a atividade, para preservar negócios e empregos. “Fui contrário desde o início, quando se falou em ‘lockdown’; nós, vereadores, unimos forças com os comerciantess no sentido de reverter esse quadro e fazer o prefeito entender que a medida é desnecessária; não há comprovação científica de que o comércio aberto vai piorar a situação do coronavírus”, acrescentou Solon Pinheiro (Solidariedade) .

O anúncio sobre reabertura das lojas e chegada do hospital foi assistido por representantes de vários segmentos, imprensa, os vereadores já mencionados, além de Antônio Piçarra (Solidariedade), Cosme Resolve (PMN), Francisco Gomes (PSD), Kaiá da Saúde (Avante) e Manoel Portífirio (PT).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend