skip to Main Content

Smartphones facilitam leitura de hidrômetros em comunidades rurais

Smartphones Facilitam Leitura De Hidrômetros Em Comunidades Rurais

O Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, tem levado água de qualidade para comunidades rurais da Bahia, a partir da implantação de Sistemas de Abastecimento e a gestão compartilhada entre as Centrais de Associações Comunitárias. E, para assegurar a agilidade na leitura dos hidrômetros, para a emissão das contas de água, o projeto está disponibilizando Smartphones para os operadores dos sistemas.

A iniciativa integra as ações do Componente de Água do Bahia Produtiva, que já implantou 174 sistemas de água, realizou 24.378 novas ligações de água canalizadas e recuperou 5.297 sistemas de ligações de água canalizadas.

A engenheira Sanitária Poliana Brandão, gerente da Central das Associações Comunitárias de Caetité, terceira central implementada pelo projeto, explica a tecnologia. “Com o convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) compramos 70 smartphones, para que os operadores façam a leitura de campo para entrar direto no nosso sistema”.

Os primeiros aparelhos começaram a ser entregues em outubro, e já fazem sucesso entre os operadores escolhidos pelas próprias associações. “Eu gosto muito de ser operador. Antes, eu anotava em uma planilha e escaneava para mandar. Agora, com o celular é mais prático para fazer as leituras”, comenta o operador Willian Meira, que atua nas comunidades Teiú Linha e Volta da Serra, do município de Paratinga, e é responsável pela manutenção das 435 ligações domiciliares das duas comunidades.

Além de Paratinga, a Central de Caetité já entregou os celulares para a comunidade de Pindorama, no município de Iuiu, que tem mais 914 ligações de água. No componente água, o Bahia Produtiva tem a parceria da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

O Bahia Produtiva é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

——————————————————–
Assessoria de Comunicação SDR/CAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend