skip to Main Content

Secretaria de Saúde de Ibicaraí faz parceria com Programa Brasil Sorridente do Governo Federal

Secretaria De Saúde De Ibicaraí Faz Parceria Com Programa Brasil Sorridente Do Governo Federal

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí, através do Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, realizou nessa sexta-feira, dia 20 de maio, procedimento de 30 moldes de próteses dentárias para pacientes que foram indicados pelos odontologistas e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades de Saúde da Família (USF) da sede e dos distritos. O processo de escolha da pessoa beneficiada com a prótese seguiu critérios, considerando a necessidade da prótese e o grau de vulnerabilidade de cada indivíduo.
As próteses moldadas, nessa sexta-feira, dia 20, serão entregues no mês de junho, e a cada mês 30 pessoas farão a modelagem, assim, o município entregará mensalmente 30 próteses. De acordo com a Secretária de Saúde Luna Tavares, o objetivo é garantir a integralidade do cuidado, inclusive oportunizando uma saúde bucal de qualidade. Esse projeto, além de garantir o cuidado da saúde física, é uma forma de promover saúde mental e aumentar a auto estima do indivíduo.
Para Luna Tavares, essa é uma conquista inédita no município, e apesar de ser um serviço ofertado pelo SUS, poucos municípios da região realizaram a adesão ao programa, uma vez que o repasse federal é muito pouco, tendo que a gestão se comprometer com o valor excedente. A prefeita Monalisa Tavares de imediato autorizou a adesão de Ibicaraí junto ao programa. “Hoje os pacientes foram moldados e terão suas próteses confeccionadas especificamente de acordo com as suas demandas individuais e em breve essas pessoas receberão suas próteses”, disse Luna.
O que é o Brasil Sorridente
Política Nacional de Saúde Bucal tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços são ofertados em Unidades de Saúde Família (USF)/Postos de Saúde, Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além desses serviços, o Brasil Sorridente conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que colaboram com a confecção laboratorial de próteses dentárias, servindo de apoio para USF, UOM e CEO.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí
Data: 21.05.2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend