skip to Main Content

SANTA CASA DE ITABUNA SEGUE COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA WORKSHOP SOBRE O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

SANTA CASA DE ITABUNA SEGUE COM INSCRIÇÕES ABERTAS  PARA WORKSHOP SOBRE O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

O Brasil deve encerrar o ano com 36 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Muitos desses casos poderiam ser evitados se adotados determinados cuidados e hábitos saudáveis. Esses e outros temas serão abordados durante o I Workshop Multiprofissional de Câncer de Cabeça e Pescoço do Sul da Bahia, marcado para o dia 23 de setembro, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho.

Previsto inicialmente para julho, mês em que são intensificadas as ações para prevenção e conscientização sobre a importância da detecção da doença, o Workshop Multiprofissional de Câncer de Cabeça e Pescoço sofreu mudança na data por precaução da pandemia de Covid-19. Com isso, os interessados ganharam mais tempo para assegurar participação no evento. Ao custo de R$ 50, a inscrição pode ser feita pelos telefones (73) 3214-9141/3214-4373 e ainda pelo WhatsApp (73) 98846-1551.

O Workshop Multiprofissional é promovido pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) da Santa Casa de Itabuna, em parceria com a Fundação Centro de Estudos Professor Edgar Santos (FUNCEPES), e contará com palestras de médicos, enfermeiros, nutricionista, farmacêutico, assistente social, psicólogo e odontólogo. Entre os palestrantes estão os médicos Lincoln Warley Ferreira, Jader Alves Mesquita, Célia Reis e Elissa Ney Mariano.

A supervisora do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Itabuna, enfermeira Sayara Aragão, explica que o evento é direcionado a profissionais de saúde e estudantes universitários e de cursos técnicos. O dinheiro arrecadado será destinado para a compra de suplementos para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em tratamento oncológico e que apresentam dificuldades para se alimentar.

ORIENTAÇÕES

A recomendação dos especialistas é que as pessoas mantenham a alimentação saudável e higiene bucal em dia, e pratiquem atividades físicas regularmente. Além disso, devem evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o uso do fumo. “Não fazer o consumo de produtos com tabaco ajuda evitar muitos cânceres de boca, faringe e laringe” explica a odontóloga da SCMI, Thaís Barreto.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), quando descoberto e tratado precocemente, o tipo de câncer pode alcançar até 90% de cura. Conforme dados do INCA, 76% dos casos da doença são descobertos em estágio avançado, o que dificulta a recuperação do paciente.

Foto: site Puromd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend