skip to Main Content

Rede UniFTC debate sobre um “Novo aprender para um novo ensinar” em Jornada Pedagógica

Rede UniFTC Debate Sobre Um “Novo Aprender Para Um Novo Ensinar” Em Jornada Pedagógica
  • Geral

O evento antecede o início do semestre letivo 2020.2 e reúne docentes de toda

rede

Distanciamento social. Educação remota. Evolução humana. Exaustão
socioambiental e econômica. Estes e outros tópicos estiveram em foco durante
a abertura da Jornada Pedagógica da Rede de Ensino UniFTC, na última
segunda-feira (27). O evento, que antecede o início do semestre letivo 2020.2 e
acontece com o uso de plataformas digitais, reúne docentes, assessores
acadêmicos e pedagógicos, coordenadores de cursos e gestores de todas as
unidades da Rede de Ensino para refletir sobre “Um novo aprender para um
novo ensinar”, com o objetivo de mostrar novas perspectivas da prática
docente que envolvem as relações, a cultura acadêmica e digital para o
processo de ensino e aprendizagem.
Abrindo oficialmente a programação, o presidente da Rede UniFTC, Willian
Oliveira, convidou os participantes a guardar um minuto de silêncio em
homenagem a todas as vítimas da pandemia da Covid-19. Em seguida, o
gestor destacou e agradeceu o empenho de todos os docentes que, diante da
situação desafiadora que a humanidade foi submetida, não mediram esforços
para se apropriarem das tecnologias no processo de ensino remoto. “O
momento é difícil, mas temos a certeza de que iremos superá-lo com a
dedicação e o empenho de todos. Desejo que este seja um momento rico de
muitas discussões e aprendizagens”, afirmou.
Convidada para proferir a conferência de abertura da Jornada Pedagógica, a
doutora em filosofia Viviane Mosé discorreu sobre “Empatia sem limites: as
relações humanas em ambientes remotos”. Com muita propriedade, a
palestrante instigou os presentes a refletir a partir de diversos conceitos dos
pontos de vista filosófico, sociológico, pedagógico e psicológico, considerando
a situação na qual nós todos estamos sendo movidos a mudanças no modo de
produzir e transmitir conhecimentos, de relacionar-se e viver em sociedade.
“Hoje, estamos sendo provocados a mudar nossa maneira de pensar e buscar
soluções para problemas que sequer sabíamos que existiam. Diante de cenário
que nos afasta um do outro, é preciso olhar o novo e compreendê-lo.
Precisamos transformar o que aí está posto, redescobrindo e reinventando a
nossa forma de fazer Educação”, pontuou Mosé. Ela também chamou a
atenção dos docentes para outro contexto que diz respeito aos crescentes
índices de suicídio entre adolescentes e jovens, bem como para a depressão
como a doença mais incapacitante do século.
Ao tratar das questões da educação em ambientes remotos, Viviane Mosé
lembrou da guerra de informações que povoam o mundo da internet, inclusive

dando espaço para as fake news. “Ao fazer educação no ambiente digital, nós
devemos provocar nossos alunos a fazer da pesquisa uma ferramenta de
combate às falsas informações e trazer estas discussões para o momento da
aula. Pois, no contexto em que vivemos o professor não é aquele que sabe
demais, mas sim, o que se interessa por tudo”, afirmou. Mosé propôs ainda aos
professores que, nesta nova forma de ensinar, os alunos sejam avaliados a
cada aula como um recurso para despertar maior participação e envolvimento.
Coordenada pela Gerência de Planejamento e Qualidade Acadêmica, a
Jornada Pedagógica terá sequência em todas as unidades da Rede de Ensino
até o próximo dia 7 de agosto com o envolvimento dos cursos das áreas de
Comunicação Social, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Gestão Saúde e
Sistemas de Informação. Neste período, os docentes estarão envolvidos em
momentos de discussões, de planejamento do semestre letivo e terão a
oportunidade de participar de diversos cursos de formação continuada. A
proposta da Rede UniFTC é que tal formação aconteça até o mês de
dezembro.

Informações à Imprensa
Erivaldo Bomfim – Analista de Comunicação UniFTC de Itabuna
ebomfim.ita@ftc.edu.br
(73) 3214-2419 / (73) 99944-4724

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend