skip to Main Content

Projeto garante revisões automotivas fora de autorizadas sem perda de garantia

Projeto Garante Revisões Automotivas Fora De Autorizadas Sem Perda De Garantia

Tramita na Câmara Federal um projeto de lei para assegurar que o comprador de um veículo zero quilômetro possa fazer as revisões automotivas fora das concessionárias sem, com isso, perder a garantia de fábrica. A proposta é de autoria do deputado baiano Félix Mendonça Júnior (PDT), e promete ter um impacto no mercado de compra e venda de automóveis, caso se torne lei.

O texto estabelece condições para que o dono do veículo zero quilômetro possa fazer revisões fora das concessionárias sem perder a garantia. O proprietário precisa, por exemplo, fazer o serviço em oficinas legalizadas, com nota fiscal, e seguir o manual de manutenção do automóvel.

Por exemplo: as trocas de óleo, filtro e dos componentes mecânicos precisam seguir o que estabelece o manual de revisão do veículo, com o serviço descrito em nota. “Atualmente, quem compra um automóvel novo e é forçado a levar com o bem a obrigação acessória de efetuar as revisões apenas nas autorizadas, caso queira manter a garantia oferecida pela fábrica. Isso configura venda casada, combatida pelo Código de Defesa do Consumidor”, explicou Félix.

“Além de defender os direitos dos cidadãos, o objetivo do projeto de lei é dar mais opções aos consumidores que adquirirem um veículo automotivo zero quilômetro, pois as revisões nas concessionárias costumam ser mais caras do que nas oficinas especializadas. Uma vez garantido o direito de escolha do consumidor, certamente o custo de manutenção irá baixar, inclusive nas autorizadas, pois abre-se um campo de concorrência para a prestação deste tipo de serviço”, acrescentou o deputado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend