skip to Main Content

Produção de milho da Agricultura Familiar em Itabuna pode chegar a 300 toneladas

Produção De Milho Da Agricultura Familiar Em Itabuna Pode Chegar A 300 Toneladas

Pequenos produtores da agricultura familiar que integram as 17 associações cadastradas no município e são assistidos pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), estão animados. Eles esperam uma colheita recorde em 20 dias de cerca de 300 mil quilos de milho, que foi plantado no mês de março.

A produção de um dos principais produtos da cesta junina será disponibilizada aos consumidores na Feira do Produtor praticamente a uma semana da véspera do São João. A produção favorecida pelas chuvas abundantes deste outono é o resultado da doação de mais de 500 quilos de sementes melhoradas pela SEAGRIMA aos pequenos rurais e agricultores familiares.

Na manhã desta quarta-feira, dia 31, o titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, visitou a Associação Grapiúna dos Agricultores Familiares (AGRAFAM), nas imediações do semianel rodoviário. Acompanhado da equipe técnica, ele conversou com os pequenos produtores e se animou com a expectativa que têm em relação à produtividade do milho neste ano.

“Sabemos que será uma grande produção que vai ampliar a oferta do produto bastante consumido na época junina e ainda trará lucros significativos para os pequenos produtores assistidos e orientados por técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente”, afirmou o secretário.

Ele explicou que a boa produção e produtividade deste ano se deve ao tipo de semente distribuída e às chuvas. “O produto foi repassado pela Embrapa ao município e sofreu melhoramento genético, o que permite maior produção em menos tempo até a colheita”, informou o secretário. Moacir lembrou que este já é o terceiro ano seguido que a Prefeitura doou mais de 500 quilos das sementes aos agricultores.

Durante a visita, Moacir foi recebido com palavras de gratidão endereçadas ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), pelos pequenos produtores da AGRAFAM. A satisfação em cada rosto demonstrava a expectativa da boa colheita depois da oferta de sementes pela Prefeitura. “É muito gratificante a gente ver o resultado de nosso trabalho, desde o plantio aos cuidados com a terra”, declarou a agricultora Valdete Maria de Jesus.

Com 12 anos na associação, ela conta que a administração do prefeito Augusto Castro tem feito a diferença pelo incentivo que dá aos pequenos agricultores rurais. “Esse apoio e a assistência técnica que recebemos é fundamental para quem trabalha com a pequena produção e cuida de um pedaço de chão”, afirmou.

A pequena produtora rural Maria Isabel Almeida Silva, com mais de 10 anos no cultivo da terra, também destacou o apoio da Prefeitura. Ela disse que o prefeito acreditou e investiu na distribuição de sementes e na assistência técnica aos pequenos produtores. “Temos que agradecer muito a Deus e ele por essas bênçãos”, concluiu.

 

Legendas: 1. Secretário Moacir Smith Lima com uma agricultora familiar e o gerente de Agricultura, Miranildo Góes. 2. Produção de milh da agricultura familiar em Itabuna pode chegar a 300 toneladas – Fotos Pedro Augusto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend