skip to Main Content

Prefeitura reúne pequenos agricultores para debater manutenção e ampliação do PAA

Prefeitura Reúne Pequenos Agricultores Para Debater Manutenção E Ampliação Do PAA

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente reuniu 18 associações de pequenos produtores rurais para discutir a manutenção e ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, dia 13, no auditório do Sindicato Rural de Itabuna
O secretário Moacir Smith Lima e a equipe de técnicos da pasta abriram o diálogo com os pequenos agricultores e agricultores familiares cadastrados no PAA. É um programa que consiste na distribuição de alimentos para 30 entidades filantrópicas e assistenciais da cidade, depois de a Prefeitura adquirir toda a produção com recursos repassados pelo Governo Federal à conta do produtor”, disse.
“Atualmente Itabuna é contemplada com recursos de aproximadamente R$ 900 mil do no PAA, onde estão cadastrados 217 pequenos agricultores e agricultores familiares. Estamos mobilizando a bancada baiana na Câmara Federal para ampliar esse repasse”, informa o secretário.
DEMANDAS
Segundo o secretário Moacir Lima, o prefeito Augusto Castro (PSD) tem interesse pessoal na ampliação dos repasses do PAA, uma vez que o aumento pode ajudar a amenizar a crise gerada ao homem do campo pela pandemia do coronavírus. “Mais recursos significa mais produção, assistência técnica e mais comida na mesa de quem precisa”, aduz o secretário.
Durante a reunião os representantes das associações apresentaram algumas demandas para a equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Dentre essas, as principais são a necessidade de ter água potável e a recuperação das estradas vicinais.
“Acredito e confio no prefeito Augusto Castro pela sua capacidade de articulação politica em todos os níveis. Tenho certeza que teremos mudanças para melhor. Contamos que, a partir de agora, teremos acesso à água e nossas estradas serão recuperadas”, enfatiza a presidente do Conselho Rural, Lidinalva Martins.
O Conselho Rural também quer o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para que os 217 agricultores fornecedores de alimentos do PAA tenham liberado e concluído o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – CEFIR, o que os ajudará a ter acesso a crédito junto ao Banco do Nordeste.
“Dentro da cultura do cacau cabruca, temos uma gama enorme de frutas que não estamos aproveitando. E, uma parceria com a Prefeitura e o Banco do Nordeste, vai nos ajudar nesse aproveitamento, com a abertura de novos mercados. Mas, para que isso aconteça temos que contar com o CEFIR”, atesta Lidinalva.
Segundo Moacir Lima, o prefeito Augusto Castro já manteve contato com o secretário estadual de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, para que a Bahia Pesca, instale o programa de piscicultura nas associações. “Os primeiros contatos já foram realizados. Em breve teremos os tanques para a criação de alevinos e o apoio técnico”, concluiu.
_______
Departa de Comunicação Social
Secretaria de Relações institucionais e Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend