skip to Main Content

Prefeitura leva mutirão de combate à dengue para a zona rural de Itabuna

Prefeitura Leva Mutirão De Combate à Dengue Para A Zona Rural De Itabuna

Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde concluíram na terça-feira passada na Vila de Mutuns mais uma etapa dos mutirões contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Além de ações educativas, foi realizado o tratamento focal e perifocal com o uso de inseticida.

Nas visitas domiciliares, os profissionais de saúde do Programa de Endemias também aproveitaram para orientar as famílias sobre os cuidados básicos para detectar e eliminar possíveis focos de larvas.

O coordenador dos ACE, Clodoaldo Oliveira, explicou que as larvas do mosquito levam de oito a 10 dias para chegar à fase adulta durante o verão, enquanto no inverno podem levar até 20 dias, dependendo da temperatura da água.

“Então, é preciso que a população fique atenta e elimine qualquer vasilhame que possa acumular água, até mesmo uma simples tampinha de garrafa”, alertou Clodoaldo.

O combate a dengue, por meio de mutirões às sextas-feiras, começou em dezembro do ano passado envolvendo os 172 Agentes de Combate às Endemias e operários da Divisão de Limpeza Pública. As atividades incluem visitas domiciliares com tratamento focal, perifocal e bloqueio com borrifação de inseticida em quarteirões num raio de até 300 metros.

A chefe do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, pede a participação da população por entender que as famílias são as maiores parceiras na luta contra o mosquito da dengue.

“É importante que cada morador de qualquer parte da cidade se alie a essa guerra travada pela Prefeitura para evitar que o mosquito vença essa luta que é de todos nós”, apelou. “Itabuna não precisa voltar mais a enfrentar altos índices de infestação predial”, concluiu.

Legenda: Aplicação de inseticida contra a dengue – Foto arquivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend