skip to Main Content

Prefeitura de Itabuna e UFSB desenvolvem projeto de criação de abelhas sem ferrão com pequenos produtores

Prefeitura De Itabuna E UFSB Desenvolvem Projeto De Criação De Abelhas Sem Ferrão Com Pequenos Produtores

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), reuniu-se com representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para tratar da expansão da meliponicultura no município, que é a criação de abelhas sem ferrão, também conhecidas como meliponíneos. Esses animais são nativos da América do Sul e são conhecidos por sua docilidade e produção de mel diferenciado.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, a meliponicultura é uma prática antiga e sustentável que vem ganhando cada vez mais espaço devido à crescente demanda por produtos apícolas naturais e orgânicos. As abelhas sem ferrão são excelentes polinizadoras de cultivos agrícolas e podem contribuir para aumentar a produção de frutas e sementes, beneficiando as plantações dos agricultores familiares.

É importante ressaltar que a meliponicultura requer conhecimento e cuidados específicos, pois as abelhas sem ferrão têm características próprias que devem ser respeitadas. Por isso, a SEAGRIMA entrou em contato com a UFSB e a partir desta segunda, dia 15, promoverão um curso inicial de criação de abelhas sem ferrão que contará com a presença de agricultores familiares e técnicos da SEAGRIMA na sede regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) na rodovia Ilhéus – Itabuna.

“O intuito é desenvolver a meliponicultura na região sul do Estado e criar fontes alternativas de recursos para os agricultores familiares”, disse o responsável pelo projeto, engenheiro agrônomo da SEAGRIMA Pedro Jerônimo.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), ficou muito satisfeito com a iniciativa visto que com essa ação, os pequenos produtores não só aumentarão sua produtividade com a polinização natural, como também produzirão mel de qualidade tanto para consumo próprio como para gerar renda com o excedente, além de beneficiar o meio ambiente.

Na quarta-feira, dia 17, haverá mais um encontro para analisar a viabilidade de implantar o projeto das abelhas sem ferrão no Complexo Prisional de Itabuna que já tem um projeto em andamento com o apoio do Governo do Estado. Participaram do encontro, o engenheiro agrônomo Pedro Jerônimo, o gerente de associativismo Vinícius Magalhães e o técnico agrícola Alex Fagundes.

 

 

Legenda: Secretário Moacir Smith Lima discute com técnicos da UFSB e da Prefeitura projeto de meliponicultura – Fotos: Ascom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend