skip to Main Content

Prefeitura de Ibicaraí, CDS-LS e Oriens realizam audiência pública para apresentar o PIGIRS

Prefeitura De Ibicaraí, CDS-LS E Oriens Realizam Audiência Pública Para Apresentar O PIGIRS

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) e a Empresa Oriens, fizeram uma audiência pública na manhã de quinta-feira, dia 9 de junho, no Plenário da Câmara de Vereadores, para apresentar o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS).
Por mais de uma hora o Biólogo e Coordenador Técnico da empresa Oriens, Saulo Araújo, apresentou e detalhou o plano e suas etapas. Saulo lembrou que essas audiências precisam acontecer como parte do processo de conclusão da primeira etapa do Plano e que a participação do governo municipal e da sociedade civil organizada são de suma importância para que o PIGIRS dê certo. O Biólogo fez questão de dizer que Ibicaraí avançou muito na questão dos resíduos sólidos e que a cidade está no caminho certo.
De acordo com Saulo, as audiências seguem um cronograma e tiveram início na segunda-feira, dia 6 de junho, em Ubaitaba; no dia 7 foi a vez de Barro Preto; no dia 8 a audiência que aconteceria em Buerarema será remarcada para uma nova data; no dia 9 em Ibicaraí; dia 10 será em Itapé; dia 13 em Almadina; dia 14 em Uruçuca; dia 15 em Itajuípe; dia 20 em Itapitanga e no dia 21 será a vez de Aurelino Leal.
Na parte final da audiência, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fredson Santos, lembrou que Ibicaraí está trilhando esse caminho graças a prefeita Monalisa Tavares, que acabou com o lixão do município e vem dando todo o apoio possível na questão dos resíduos sólidos e a coleta seletiva.
A secretária de Educação foi breve e lembrou que é preciso sair da teoria e ir direto para a prática. Miriam agradeceu ao ex-aluno e hoje Biólogo Saulo pelo plano e a prefeita Monalisa Tavares, que tem acreditado no trabalho da sua equipe da Educação.
“Com certeza vai chegar o momento que Ibicaraí será cidade exemplo na região. Hoje estamos dando o primeiro passo para que isso aconteça. Quero parabenizar o nosso secretário Fred por todo o seu empenho. Assim que assumi eu coloquei como meta acabar com o lixão. Todos nós sofríamos com a fumaça e o mau cheiro, pois vivemos em uma cidade pequena que diariamente era invadida pela fumaça dos constantes incêndios no local. Meti a cara e com muita coragem estamos fazendo a diferença. Iremos precisar muito da ajuda de todos. Nossa Secretaria de Educação tem trabalhado muito no processo de conscientização nas escolas. É importante falar também da responsabilidade compartilhada. O Poder Público Municipal tem sua responsabilidade, mas a sociedade civil organizada também precisa e deve ajudar”, disse a prefeita Monalisa Tavares.
O Secretário Executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, agradeceu o empenho da atual gestão com relação ao PIGIRS e desafio de colocar como prioridade a questão dos resíduos sólidos. Luciano lembrou que lixo é um problema de ordem mundial e pediu que sejamos exemplo. “Precisamos começar a fazer a coleta seletiva em nossas casas. Como posso pedir para alguém fazer se eu mesmo não faço? Precisamos ser exemplo! Existe uma movimentação para captação de recursos para recuperar a área degradada do antigo lixão no município. Ibicaraí tem dado bons exemplos e está no caminho certo”, finalizou Luciano.
A audiência contou com presença da prefeita Monalisa Tavares, do Secretário Executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, do Biólogo e Coordenador Técnico da empresa Oriens, Saulo Araújo (que apresentou o Plano para o público presente), além dos secretários municipais Fredson Santos (Agricultura e Meio Ambiente), Miriam Andrade (Educação), Odemir Céo (Finanças), Yanca Soares (Infraestrutura), Adriana Assis (Administração), Cris Arraes (Chefe de Gabinete), Lilian Macedo (Controladora Interna do Município), Fábio Valentim (Diretor de Meio Ambiente), o vereador Herbert Santana, os assessores Arlyson Ramos (Especial) e Guilherme Cardoso (Comunicação), além de Alline Meira, Assessora de Comunicação do CDS-LS e Letícia Barbosa dos Santos, colaboradora e estagiária da Câmara Técnica de Educação; Weldon Santana, Presidente do Sindfusp, além de pessoas de diversos setores da sociedade.


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí
Data: 10.06.2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend