skip to Main Content

Os 50 anos da Loja Maçônica 28 de Julho, de Itabuna-Ba. Por Rafael Gama Moreira – Venerável Mestre

Os 50 Anos Da Loja Maçônica 28 De Julho, De Itabuna-Ba.  Por Rafael Gama Moreira – Venerável Mestre
  • Geral

No 04 de julho, dia em que celebramos o nosso Jubileu de Ouro muitos são os sentimentos que nos visitam, pois também são muitas e significativas as experiências que vivemos em nossa Loja e, a partir do que aprendemos com ela, como maçons na sociedade.

Acredito na Maçonaria como uma comunidade, ou seja, uma unidade de propósitos na diversidade de pensar, agir e construir na sociedade.

Numa comum-unidade partilhamos, aprendemos, nos apoiamos, por vezes discordamos, mas tudo isso em torno de ideais comuns acerca do que seja o bem viver, a construção de uma sociedade melhor para todos ou, como denominamos, em nossa linguagem ritualística, a construção da “Grande Obra”.

Foi nessa perspectiva da comum-unidade que a nossa Loja se tornou referência na Maçonaria. Ao longo dos anos, e a partir da colaboração de seus obreiros, ela desenvolveu e aperfeiçoou a formação do homem maçom, o fazer ritualístico (que é reconhecido nacionalmente), a interlocução com a comunidade, a ação filantrópica, a formação da juventude, entre tantas outras ações que temos como patrimônio imaterial da nossa Loja Maçônica 28 de Julho.

Se, por um lado, o reconhecimento diz que muito temos realizado, a inquietação e o espírito criativo e servidor dos obreiros da nossa Loja afirma que ainda há muito o que fazer.

Por isso, celebramos os nossos 50 anos reconhecendo e honrando esse meio século de contribuições nos âmbitos maçônicos e social ao tempo em que pavimentamos o futuro com ações que fortalecem nossa identidade maçônica e buscam potencializar nossa presença na sociedade.

Exorto-os, meus amados irmãos, envolvidos pela Egrégora formada pela energia maçônica universal, a iniciar a construção de muitos e muitos novos anos de ação da Loja 28 de Julho com “espírito de sacrifício e amor à Maçonaria”, sabedores que somos de que ela é comunidade, escola, areópago, templo, sem deixar de ser mãe acolhedora, que afaga e enxuga nossas lágrimas.

A Loja Maçônica 28 de Julho é fruto da busca por um ideal comum de Maçonaria e de sociedade, um modelo de ação que se pauta pela busca incessante pela Verdade, glorificando o Direito e a Justiça, tudo isso ao mesmo tempo em que oferece ao homem condições de aperfeiçoamento moral, filosófico e intelectual, sem esquecer de inseri-lo numa comunidade de vida onde ele possa aparar as arestas de suas imperfeições na lida imposta pelos desafios da convivência.

Parabéns Loja Maçônica 28 de Julho! Parabéns a seus obreiros, cunhadas, sobrinhas, sobrinhos e amigos da nossa instituição.

Nós hoje exaltamos a nossa história reafirmando o compromisso de continuar a ser uma instituição atenta aos desafios do nosso tempo, amparados pelo que, magnificamente, afirmam os ensinamentos do Rito Brasileiro quando diz que na conjugação da “Tradição e Evolução” encontraremos muitas das respostas às demandas da vida sociedade.

Que o Supremo Arquiteto do Universo abençoe nossa Loja e conceda a todos nós a saúde e a proteção necessárias para que possamos continuar a fazer parte dela por muitos e muitos anos.

Fonte;Ederivaldo Benedito

Este Post Tem Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend