skip to Main Content

Obras de canalização no Santo Antônio geram boas expectativa nos moradores

Obras De Canalização No Santo Antônio Geram Boas Expectativa Nos Moradores

Máquinas da Emasa trabalhando no canal do bairro Santo Antônio

A dona de casa Laís Silva, reside há 14 anos na Rua Santos Dumont, que é cortada pelo canal do bairro Santo Antônio. A convivência dela e de sua família com o mau cheiro, insetos, roedores, animais peçonhentos e o risco de crianças caírem no canal que passa na porta das casas faz parte do seu cotidiano e dos demais moradores das ruas Santos Dumont e José Bonifácio.
As obras de desobstrução, limpeza e canalização no Santo Antônio está sendo realizado pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa, em convênio com a Prefeitura de Itabuna, e traz um alivio e esperança de que a vida de muita gente melhore.
“A gente torce para que fique bom. Aqui, aprendemos a conviver com as cheias na época das chuvas, o mau cheiro, as muriçocas, as cobras e o risco de ter que socorrer crianças que brincando acabam caindo no canal”, diz a dona de casa.
Para ela, o que já foi realizado até agora começa a surtir efeitos. “Com o que já foi feito, lá no início as água misturadas com esgoto não ficam mais empossadas. Até a quantidade de muriçocas diminuiu, acredito que agora tudo vai melhorar ainda mais”, afirma dona Laís Silva.
Segundo o diretor técnico da Emasa, Bruno Mendonça, há também o completo assoreamento do canal, que impede o escoamento das águas, além do problema do esgoto. “O assoreamento contribuiu para impedir o curso das águas do canal. Estamos realizando a remoção dos resíduos e sedimentos, aumentando o fluxo das águas”, explica.
“O próximo passo será a implantação de uma rede coletora, entroncando todo o esgoto. Assim, o canal será revitalizado, pois em seu leito vai escoar somente as águas naturais e das chuvas”, assegura Mendonça.
O canal do bairro Santo Antônio corta as ruas Santos Dumont e José Bonifácio, tem aproximadamente 1,5 quilômetro e vai receber redes coletoras de esgoto, que vão levar os dejetos através de dutos até a destinação final.
Com isso, a Prefeitura de Itabuna e a Emasa atende uma antiga reivindicação dos moradores, um dos compromissos do prefeito Augusto Castro. Dessa forma, vai levar melhor qualidade de vida para dona Lais Silva e seus vizinhos.
___
Ascom Emasa
Foto: Cláudio Rodrigues
Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
30/mar/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend