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O QUE VALE MAIS, UM MANDATO OU UM AEROPORTO?

O QUE VALE MAIS, UM MANDATO OU UM AEROPORTO?

Desde que me entendo por gente ouço dizer que o transporte aéreo é uma das principais
ferramentas para o incremento do turismo nas cidades com essa vocação. Os grandes
investimentos em infraestrutura turística também dependem da aviação para receber mais
facilmente seus hóspedes. Investidores de outras áreas – principalmente agroindustriais –
também consideram o transporte aéreo essencial para seus empreendimentos.
E poderia aqui escrever mais uma centena de linhas para falar das vantagens do
transporte aéreo e das cidades que possuem aeroporto com pista longa (1.360 metros),
asfaltada e estrutura de embarque e desembarque de passageiros. Todos sabem e tecem
loas, menos o prefeito de Canavieiras, que pretende destruir o aeroporto, na sua
totalidade, inclusive arrancando a pista de asfalto.
Desde que foi eleito, o prefeito demonstra não ser afeito ao desenvolvimento da cidade,
que não conta, nestes quase quatro anos, um só investimento em infraestrutura ou
empreendimentos para a geração de emprego e renda. Dentro de sua ótica administrativa,
até que ele não está errado: se não pretende desenvolver Canavieiras, para que
aeroporto? Para que transporte aéreo?
Há muitos anos viajar de avião deixou de ser um costume dos mais ricos. A estabilidade
da moeda, aliada à cedibilidade na economia e disposição das empresas em crescer
tornaram as viagens aéreas possíveis a todas as classes sociais, que podem chegar em
menos tempo nos seus destinos e ainda pagar as passagens em até 12 suaves prestações
no cartão de crédito.
Desta vez o alcaide extrapolou e quer acabar o aeroporto, que não é seu, não é do
município, e sim patrimônio do Estado da Bahia. E não é que esse tosco gestor teve o
topete – ou seria cara de pau – de querem embarcar nessa sua estrambótica viagem o
Governo do Estado. Em um ofício mal-ajambrado dirigido à Secretaria de Infraestrutura do
Estado da Bahia (Seinfra), teve o desplante de pedir a desativação do aeroporto.
Mas o famoso “bolo doido”, como o alcaide se autodenomina, pretende que os
403.496,98m² (quatrocentos e três mil, quatrocentos e noventa e seis metros e noventa e
oito centímetros quadrados) de área sejam destinados à construção de casas populares. À
boca da eleição, nada melhor que lotear essa grande área para doações eleitoreiras, cuja
finalidade é a simples reeleição. Nada mais torpe.
E a grosseira justificativa do alcaide para a destinação da área é por demais absurda:
construir 2.420 casas para famílias de baixa renda que migram da zona rural, inclusive,
para a cidade. Mais uma vez coloca no papel sua incapacidade de gerir Canavieiras, por
não planejar ou elaborar projetos para manter o homem no campo e sim facilitar sua
vinda para a área urbana e em condições adversas.
Chamaria a rasa vontade do alcaide de megalômana se não fosse apenas um rasgo de
populismo e desvario, senão, vejamos: Atualmente Canavieiras dispõe de cerca de 5 mil
imóveis residenciais em toda a cidade. Mesmo assim, o alcaide pretende construir metade

de uma Canavieiras apenas na área do aeroporto. Pelo ofício enviado à Seinfra, apesar de
se referir em um projeto de habitação não costa o nome do arquiteto ou engenheiro que
emprestaria seu nome a tal absurdo.
Respostando o malfadado ofício do alcaide, a Seinfra, em resposta curta e grossa,
informou que a solicitação foi indeferida em virtude da localização estratégica do referido
aeródromo e da sua importância para a região. E mais: disse que compete à
administração municipal compatibilizar o ordenamento territorial de forma a preservar a
segurança do aeroporto. Regra considerada de somenos importância pelo alcaide.
Mas a resposta não foi a bastante e o alcaide já promete agir em altas esferas políticas
movido pela sanha de usar a área do aeroporto como moeda eleitoreira, como se não
houvessem áreas à vontade para a construção de casas. Basta olhar o mapa de ocupação
de solo. Mas nada disso importa, pois nos seus programas eleitorais, o candidato Almeida
já falava na destruição do aeroporto.
O motivo é bem simples: O aeroporto de Canavieiras foi reformado pelo Governo do
Estado atendendo a diversas gestões do ex-prefeito Almir Melo, que negociou com
algumas empresas aéreas regionais com o objetivo que operassem no aeroporto, com
aeronaves de até 70 passageiros, pois é considerado um dos mais seguros, tanto pela
extensão da pista, quanto pelas correntes de vento.
Para os analistas políticos de Canavieiras, o prefeito apenas pretende emplacar um pífio
factoide, já que não tem dormido sossegado, sonhando com o finado Almir Melo, cuja
obra continua viva, presente na memória dos canavieirenses. A título de lembrança, quem
empresta o nome ao aeroporto é o médico Sócrates Rezende, ex-sogro de Almir; já a
estação de passageiros, o comandante Agnelo Melo, irmão do ex-prefeito.
Pelo que se comenta, outras gestões dissimuladas seriam tentadas para fazer com que a
Anac. Daí, o inferno seria o limite.

Walmir Rosário;Radialista, jornalista e advogado

Este Post Tem Um Comentário
  1. O formato e o destino de cada cidade sempre foram definidos pela sua capacidade em termos de transporte. Nos dias de hoje, isso diz respeito especificamente ao transporte aéreo.
    Atualmente, a PISTA BÁSICA e MÍNIMA para promover o desenvolvimento do modal deve ter 1.600m de comprimento por 30m de largura (1.6000 x 30m), resistência do piso para 33 toneladas (t) ou superior. O aeroporto Canavieiras tem pista curta, 1.340 e boa largura de 30 metros (1.340 x 30m) e alta resistência do piso asfáltico para 55 toneladas. Com essa resistência permite até os jatos regionais. Não podemos mais projetar, reformar ou construir aeroportos para o hoje. O hoje, já é passado.

    Se construído mais 260 metros de pista de pouso de Canavieiras, essas características (1.600 x 30m) permitirão o aeroporto receber os atuais Turboélices de 70 lugares e até a nova geração de 90 passageiros e os jatos regionais até 100 passageiros também, motivado por estar ao nível do mar. Essa semana a nossa empresa EMBRAER anunciou o seu novo projeto para um Turboélice de 70 a 99 lugares.

    Pistas recentemente inauguradas: em setembro na cidade de Vitória da Conquista–BAHIA de 2.100 x 45m e 90 toneladas ou Jericoacoara–CEARÁ 2.200 x 45m, a extensão (em preparo e andamento) de pista em Porto Seguro–BAHIA de 2.000 para 2.300 (2.300 x 45m), Londrina-PARANÁ passando de 2.100m para 2.390 x 45m ou ainda a em projeto de Maragogi – ALAGOAS de 2.200 x 45m. Todas prevendo receber sem restrições operacionais Airbus A320-NEO (Azul e Latam) e Boeing B737-MAX (Gol), 180-220 passageiros dependendo da versão e configuração adotada pela empresa.
    Na aviação regional: Guanambi-BAHIA 1.700 x 30m e 36 toneladas de resistência. Em construção Senhor do Bonfim e Bom Jesus da Lapa-BAHIA, 1.600 x 30m e 33 toneladas.
    Saudações & bons voos,

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