skip to Main Content

MÉDICA DO HOSPITAL MANOEL NOVAES ALERTA PARA OS CUIDADOS COM A PREMATURIDADE

MÉDICA DO HOSPITAL MANOEL NOVAES ALERTA  PARA OS CUIDADOS COM A PREMATURIDADE

O Hospital Manoel Novaes (HMN) encerrou as ações especiais de mobilização e sensibilização da sociedade para os cuidados e prevenção da prematuridade, que atinge 15 milhões de crianças por ano no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a cada 10 minutos nasce um bebê prematuro, conforme dados Ministério da Saúde.

A médica neonatologista Fabiane Chávez, diretora técnica do HMN, observa que, embora seja um problema muito comum no mundo, faltam mais ações governamentais para reduzir as taxas de prematuridade. “No Brasil, são cerca de 340 mil nascimentos de prematuros todos os anos. A nossa Unidade de Terapia Intensiva Neonatal sempre está com 100% dos leitos ocupados”, afirma.

A médica explica que, nos casos de prematuridade, os cuidados são reforçados não somente com relação aos bebês. “Fazemos o acolhimento não apenas do recém-nascido, mas de toda a família, principalmente dos novos pais, que, na maioria das vezes, não sabem como lidar com o fato de a criança ter nascido antes do tempo. Por isso, desenvolvemos ações para que essas famílias se sintam o mais confortável possível”, explica Fabiane Chávez.

MÃE ACOMPANHANTE

Um dos projetos desenvolvidos no Hospital Manoel Novaes para assegurar assistência humanizada é o “Mãe Acompanhante”, que possibilita às mamães ficarem mais tempo com os seus filhos, amamentando, dando carinho e acompanhando de perto a assistência da equipe multidisciplinar da UTI Neonatal, durante o período de internação.

O Projeto “Mãe Acompanhante” ajuda a restabelecer o vínculo do bebê com a mãe, que é temporariamente desfeito pelo fato dele ser prematuro ou por outra complicação de saúde que precise de internação na UTI Neonatal. “Quando a mãe fica com o filho em recuperação, o vínculo é refeito e a alta médica acaba sendo muito mais rápida”, observa.

Ela acrescenta ter sido comprovado cientificamente que os bebês ganham peso mais rápido quando estão juntos das mães, que cuidam da alimentação, dando banho e trocando fralda. Por isso é que o hospital desenvolve todas essas ações para assegurar a manutenção desse vínculo por maior tempo possível.

Neste ano, o mês da prematuridade foi encerrado, na quinta-feira (24), com homenagem aos profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva do HMN. “São profissionais que enfrentam a adversidade e dedicam a maior parte do tempo para ajudar a salvar vidas. Desenvolvem um trabalho em equipe que apresenta ótimo resultado”, avalia a diretora técnica do Hospital Manoel Novaes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend