skip to Main Content

Mais de 160 famílias agricultoras do semiárido baiano são certificadas como produtoras de orgânicos

Mais De 160 Famílias Agricultoras Do Semiárido Baiano São Certificadas Como Produtoras De Orgânicos

Agricultores que produzem frutas e hortaliças em municípios dos Territórios de Identidade Piemonte da Diamantina e Sertão do São Francisco receberam, nesta sexta-feira (02/09), o certificado de conformidade orgânica. Com a autenticação, 162 famílias, das 53 unidades produtivas certificadas, agora podem acessar mercados mais especializados e gerar mais confiança para seus clientes.

A viabilidade dos selos se deu por meio do Sistema Participativo de Garantia (SPG), processo de certificação orgânica que aconteceu de forma coletiva, na qual um núcleo de agricultores organizados avalia e certifica a produção de outros agricultores. Para isso, os agricultores participaram ativamente de reuniões e trocas de experiências para garantirem a qualidade orgânica dos alimentos, bem como fazer o monitoramento mútuo da produção.

O método é mais simplificado e mais barato do que a contratação de auditoria e é igualmente reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os eventos de entrega de certificados aconteceram no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, em Jacobina, e no no espaço da Feira de Orgânicos e Agroecológicos do Armazém da Caatinga, na Vila Bossa Nova em Juazeiro.

A ação foi executada pela Associação Povos da Mata, organização contratada pelo Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa conta com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
————————————————–
Assessoria de Comunicação SDR/CAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend