skip to Main Content

LIDERADA PELO CENTRO CULTURAL TEOSÓPOLIS, ITABUNA ENVIA MILHARES DE LIVROS PARA RECONSTRUÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES GAÚCHAS

LIDERADA PELO CENTRO CULTURAL TEOSÓPOLIS, ITABUNA ENVIA MILHARES DE LIVROS PARA RECONSTRUÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES GAÚCHAS
  • Geral

Liderada em Itabuna pelo Centro Cultural Teosópolis (CCT), a campanha “A Ponte”, de arrecadação de livros para a reconstrução das bibliotecas escolares do Rio Grande do Sul, enviou milhares de obras destinadas ao acervo literário dos gaúchos.

A campanha atendeu a um apelo do escritor gaúcho Eliandro Rocha, que, apoiado pela Câmara Rio Grandense do Livro, pediu o apoio dos brasileiros para a recuperação do acervo literário do Rio Grande do Sul, atingido pelas chuvas.

Em Itabuna a campanha contou com o apoio de várias instituições, como o Colégio Batista de Itabuna (CBI), Igreja Batista Teosópolis, Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF), Setorial de Literatura do Conselho de Cultura de Itabuna, Projeto Alvorecer e Editora Via Literarum.

Na quarta-feira (14) foram enviadas 80 caixas de livros doados pela comunidade itabunense, que demostraram solidariedade com os irmãos gaúchos.

Pessoas anônimas e outros ligados a literatura participaram da campanha. Dos exemplos o escritor e jornalista Daniel Thame, que doou cerca de 200 livros. E um gaúcho radicado há 30 anos em Itabuna, o sociólogo Agenor Gasparetto, escritor e professor aposentado da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Ele doou mil livros do seu catálogo, por meio da sua editora, a Via Litterarum, para ajudar a reconstrução das bibliotecas gaúchas destruídas pelas chuvas.
“Estamos cumprindo nossa função social e cultural”, afirmou Gasparetto sobre a doação.

A professora Janete Macedo, coordenadora do Centro Cultural Teosópolis e articuladora da campanha em Itabuna, expressou sua satisfação com o sucesso da iniciativa.

“Os itabunenses mais uma vez mostraram sua solidariedade. Recebemos muitos livros e estamos prestando contas do que foi arrecadado. Agradecemos profundamente pela contribuição e pelo apoio”, declarou Janete, conhecida pelo seu engajamento na vida cultural da região sul da Bahia, ao acompanhar pessoalmente o embarque dos livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend