skip to Main Content

Itabuna: Secretaria de Saúde orienta sobre atendimento a pacientes em surto psicótico

Itabuna: Secretaria De Saúde Orienta Sobre Atendimento A Pacientes Em Surto Psicótico

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Saúde Mental do Departamento de Média e Alta Complexidade, esclarece que em caso de pessoas em surto psicótico e/ou casos de emergência daquelas que expõe terceiros a risco ou a si mesmo (tentativa de suicídio, por exemplo), a orientação e fluxo no município de Itabuna é acionar uma unidade do SAMU-192, que encaminhará o paciente para atendimento no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Após triagem no Hospital de Base, esse paciente poderá ser internado em leito psiquiátrico na unidade hospitalar ou encaminhado para tratamento em uma das unidades especializadas em Saúde Mental. Em caso de transtorno psicológico ou ideação suicida, a orientação é que se procure diretamente um CAPS especializado por condução da própria família.

Para os atendimentos à criança ou adolescente, a referência é CAPS Infantil; para adultos, a partir de 18 anos, o CAPS II; e, em caso de dependência química, o CAPS Álcool e Drogas. Já nos casos de transtorno mental moderado, a família deve levar o paciente ao Ambulatório Psicossocial.

O CAPS Infantil está localizado na Rua José Alves dos Reis, 247, Jardim Vitória. O CAPS Álcool e Drogas, na Rua B, nº 111, no Bairro Daniel Gomes, enquanto o CAPS II, está na Rua Gileno Amado, 188, Bairro Góes Calmon. Já o Ambulatório Psicossocial, está situado na Avenida Félix Mendonça, nº 556, Bairro Góes Calmon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend