skip to Main Content

Itabuna discute prioridades para o desenvolvimento urbano durante a 7ª Conferência Municipal da Cidade

Itabuna Discute Prioridades Para O Desenvolvimento Urbano Durante A 7ª Conferência Municipal Da Cidade

Após sete anos sem realizar debates sobre projetos e ações que venham melhorar a mobilidade urbana e a infraestrutura do município, Itabuna deu um importante passo rumo a melhoria do desenvolvimento urbano durante a 7ª Conferência Municipal da Cidade. O encontro realizado nesta quinta-feira, 21, no Teatro Municipal Candinha Dórea, reuniu representantes da Sociedade Civil e do Poder Público do Município e do Governo do Estado da Bahia.

Entre as autoridades presentes: o prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretária Municipal de Infraestrutura, Sônia Fontes, o Coordenador Técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Rafael Pedreira, coordenador Técnico da Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, e Vitor Passos, Diretor de Planejamento de Mobilidade Urbana do Governo do Estado da Bahia.
Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Integrando o campo e cidade para o desenvolvimento sustentável”, a Conferência foi coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável.

O objetivo foi elaborar propostas que contemplem áreas como Habitação e Regularização Fundiária, Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Mobilidade e Trânsito, Planejamento e Gestão Municipal, para definição de prioridades que darão origem a uma carta com as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual, em novembro, em Salvador.
Na oportunidade, o prefeito Augusto Castro (PSD) reafirmou o seu compromisso com a cidade, em todos os aspectos de mobilidade e infraestrutura, e aproveitou para anunciar importantes obras.

“Estamos em processo licitatório para a reforma de 14 praças públicas, entre elas: Otávio Mangabeira, do Cacau, Olinto Leone e Laura Conceição. Além disso, temos ainda a urbanização dos bairros, e na próxima semana, a licitação para as obras do Estádio Fernando Gomes Oliveira”, anunciou.

A Secretaria Sônia Fontes pontuou sobre as principais ações realizadas ao longo de pouco mais dois anos, entre elas, sobre o Programa de Recuperação das vias de Itabuna. “Estamos na reta final de recuperação da malha urbana da cidade.

Restauramos 23 avenidas com o apoio do Governo do Estado, vias que precisavam muito de melhorias, principalmente após a enchente de 2021”, destaca.
Rafael Pedreira, Coordenador Técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, aproveitou o momento para informar será prestada uma assistência técnica especializada aos municípios, e realizado um planejamento dos Planos Regionais de Desenvolvimento Urbano, que terão um termo de referência para contratação do Plano Regional do Litoral Sul.

Legenda: O prefeito Augusto Castro reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento de Itabuna – Foto Pedro Augusto

Legenda: Representantes do Poder Público e da Sociedade Civil participaram do evento – Foto Pedro Augusto

Legenda: Secretária Sônia Fontes, titular da SIURB – Foto Pedro Augusto

Legenda: O público compareceu ao Teatro Municipal Candinha Dórea – Foto Pedro Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend