skip to Main Content

Itabuna brincou o carnaval com alegria, segurança e tranquilidade

Itabuna Brincou O Carnaval Com  Alegria, Segurança E Tranquilidade

Itabuna tem cheiro e gosto de uma das maiores festas populares do país, o Carnaval Antecipado, promovido pela Prefeitura e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – Ficc. A folia que chegou ao terceiro dia no sábado, não levou apenas atrações musicais para as avenidas Mário Padre e Aziz Maron, mas também muita alegria, paz, segurança e saúde para um grande público formado por jovens, adultos, idosos e crianças, “numa festa para as famílias” como destacou o prefeito Fernando Gomes.

E conforme orientação dele, a festa teve hora para começar e acabar, uma decisão elogiada por muitas pessoas. “É impressionante como a festa acaba no horário estabelecido e todos saem felizes e prontos para começar tudo de novo no dia seguinte, uma ideia boa demais”, como disse a cabeleireira Janaina Soares de Moura.

Um detalhe novo da organização foi o funcionamento de uma unidade básica de saúde com uma equipe formada por médico, enfermeiro, nutricionista e um psicólogo para atender os policiais que atuam dentro do circuito. “Nossos policiais (civis, militares, bombeiros e a guarda municipal) são altamente preparados, mas é importante um suporte desse nível num espaço de muito barulho para garantir a serenidade, tranquilidade de quem lida com um grande público e do próprio folião que vai para avenida brincar com segurança”, conforme destacou a psicóloga Maria José dos Reis Gonçalves,  “Tia Nem”.

Ainda no quesito saúde, o Samu 192 também inovou este ano e colocou dois postos fixos para atendimento ao público: um na Câmara de Vereadores e outro próximo ao Shopping Jequitibá. Dois médicos, dois enfermeiros, seis técnicos em enfermagem e duas ambulâncias, além de pessoal de apoio trabalham durante a festa.

A médica Tatiana Ambrósio, plantonista da terceira noite, disse que foi um dos carnavais mais tranquilos que ela já viu, no que se refere a ocorrência médica. Segundo ela, foram atendidas poucas pessoas apenas com problema de pressão arterial alta, comum as vezes em função do calor e do barulho. Ela acredita que isso se deve ao esquema especial de segurança e o propósito da festa que é o de brincar e se divertir. “O folião foi para as avenidas com esse espirito de paz e alegria como deve ser”.

Nas barracas de alimentos e bebidas e nos espaços para vendedores com isopor também não faltaram um sorriso no rosto, a ginga no corpo a cada passagem de um trio elétrico e claro, uma renda extra no bolso. “Graças a Deus estamos faturando bem e com certeza vai dar para equilibrar o orçamento doméstico”, comemorou a vendedora de espetinhos, Maria das Graças de Matos. Ele aproveitou para dizer que “o prefeito Fernando Gomes sempre soube fazer festa para todos”.

 

Em seu camarote oficial, o prefeito recebeu todas as noites seu secretariado e diretores municipais, além de políticos e amigos, ressaltou o trabalho da organização desde a mega estrutura, os modernos camarotes particulares, a segurança reforçada e as atrações musicais conhecidas do grande público, numa festa bonita e que todos gostam. ”Trabalhar é vital, mas se divertir um pouco também é importante para a renovação dos ânimos e da alegria”.

Ontem passaram pelas avenidas: Digo Avalanche, Simone Lessa e banda Mix, Cris Mel, Caxanga, Rogério Leal e Banda, Vera Cruz, Tays Reis (Vingadora), Rubinho, Oz Bambas, Patchanka, Pancadinha, Novo Samba, Caramelo com Banana e Fantasmão.

E a festa contininou domingo com as seguintes atrações:  Palhaço Linguiça e Tropa da Bregadeira para o público infantil, Kinho Lemos,  Vitor kelsh,  David Nascimento,  Isaak Santana, Papazoni, Boyzinho,  Ricardo Chaves, Pancadeixon,  Sinho Ferrari,  Bonde da Chefia e Para Tudo. Neste domingo a festa vai até uma hora da madrugada.

____________________________________________

Prefeitura Municipal de Itabuna

Diretoria de Comunicação Social

Texto: Rosi Barreto

Fotos: Waldyr Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend