skip to Main Content

Hospital de Base vai contar com 53 leitos exclusivos para Covid-19

Hospital De Base Vai Contar Com 53 Leitos Exclusivos Para Covid-19

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães deverá receber, nos próximos dias, a habilitação de 53 leitos hospitalares, sendo 38 leitos clínicos e 15 leitos de Terapia Intensiva (UTI). Esses leitos foram viabilizados após a Prefeitura de Itabuna realizar uma reforma no Hospital de Base, ampliando a capacidade de atendimentos e destinando uma ala exclusiva para os pacientes com o Covid-19.

Para possibilitar a instalação dos leitos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) transferiu para a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), que administra o Hospital de Base, recursos na ordem de R$ 4 milhões. De acordo com a SMS, esse recurso seria repassado ao estado para aquisição de 30 respiradores para o Hospital de Base, mas, diante da impossibilidade jurídica, o município decidiu encaminhar o valor para a FASI realizar a montagem dos leitos completos. Ainda segundo a SMS, esse recurso permite a instalação das 15 UTIs, equipadas com todos os aparelhos necessários para o tratamento de pacientes agravados pelo Covid-19, como sistemas de monitorização contínua, respiradores, bombas de infusão.

O secretário Uildson Nascimento explicou que, diante do aumento da demanda por equipamentos como monitores e respiradores, todos municípios estão enfrentando dificuldades para montar novas unidades de terapia. Segundo o secretário, além do aumento no custo, esses equipamentos estão escassos no mercado e as empresas que produzem não estão conseguindo atender toda a demanda solicitada pelos estados e municípios.

Além da transferência de recursos para a instalação dos leitos, a Secretaria Municipal de Saúde já havia destinado R$ 2 milhões para o Hospital de Base. Este valor foi utilizado para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ampliação da usina de oxigênio e ampliação da estação de tratamento de esgoto do Hospital.

Mesmo com a implantação desses leitos, a Prefeitura de Itabuna segue trabalhando nas ações de enfrentamento ao coronavírus. Além de ampliar a capacidade de atendimento do Hospital de Base, o município adequou a UPA 24 horas para ser a porta de entrada para os pacientes sintomáticos ao Covid-19 e segue com ações de desinfecção das vias públicas. Na semana passada, o prefeito Fernando Gomes, se reuniu por videoconferência com o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, com secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas. Na oportunidade, foram avaliadas as medidas adotadas até o momento e discutida a abertura dos leitos no Hospital de Base.
______________________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Governo – Departamento de Comunicação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend