skip to Main Content

Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental da Guarda Civil fiscaliza animais soltos nas ruas de Itabuna

Grupamento Ostensivo De Proteção Ambiental Da Guarda Civil Fiscaliza Animais Soltos Nas Ruas De Itabuna

O coordenador do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) Waldir Santos tomou como surpresa o incidente que ocorreu no final de semana na Avenida Princesa Isabel, São Caetano, envolvendo animais de grande porte soltos nas ruas. Segundo ele, o órgão não recebeu denúncia via 153 da Central de Atendimento.

“Quando recebemos denúncias nos deslocamos imediatamente para fazer a apreensão do animal e levá-lo até um pasto, onde fica sob os cuidados de um tratador contratado pela Prefeitura de Itabuna até que o responsável pelo animal apareça e pague danos causados a terceiros”, explica o coordenador do GOPA.

O GOPA foi criado há pouco mais de um ano na administração do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), com o objetivo de coibir ações de crimes ambientais, maus tratos a animais, bem como fiscalizações, além de dar suporte ao trabalho dos agentes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA).

O coordenador Waldir Santos faz questão de esclarecer que não é responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retirar animais das ruas de Itabuna. “O Zoonoses trata animais doentes ou causadores de doenças que ponham a saúde da população em risco”, explicou.
“Mas, se ocorrer acidente com um animal e precisar de atendimento veterinário nós acionamos o CCZ. No caso de animais soltos em via pública cabe a população acionar o GOPA para a remoção”, acrescentou.

O coordenador do GOPA da Guarda Civil Municipal reforçou que os contatos com o Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental: 153 ou o WhatsApp (73) 98137-0847. “O 153 é da Central de Atendimento da GMC que atende o cidadão de Itabuna 24 horas por dia, de segunda a domingo. Além disso, a população pode enviar imagens e vídeos pelo ZAP. Estaremos prontos”, finalizou.

Legenda: Inspetor do GOPA Valdir Santos – Reprodução TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend