skip to Main Content

Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental apreende cerca de 40 pássaros em cativeiro em Itabuna

Grupamento Ostensivo De Proteção Ambiental Apreende Cerca De 40 Pássaros Em Cativeiro Em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, através do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou nesta quinta-feira, dia 20, a apreensão de cerca de 40 pássaros que estavam em cativeiro. A operação aconteceu durante inspeção de rotina, sob a supervisão do Comandante da GCM, Inácio Pereira, e coordenação de Ascendino Montenegro.

Entre os pássaros silvestres resgatados havia duas espécies que se encontram em extinção sendo o corrupião, também conhecido como concriz, sofrê, sofreu ou xofreu, (Icterus jamacaii)I, um passeriforme da família Icteridae, e um Curió uma das espécies de pássaros mais conhecidas do Brasil por seu assobio.

“Os pássaros foram entregues ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) que fará a triagem e o devido encaminhamento para a soltura dos mesmos na mata atlântica. Os infratores fizeram a entrega voluntária dos pássaros. Por isso não foram encaminhados para Delegacia da Polícia Civil e nem responderão ao crime de criação ilegal de pássaros silvestres”, destacou o coordenador do GOPA, Ascendino Montenegro.

Criar pássaros silvestres é crime ambiental segundo a Lei de Proteção à Fauna. A criação de pássaros em gaiolas ou viveiros domésticos pode resultar em pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend