skip to Main Content

FICC participa da Capacitação de Gestores de Esportes e Lazer

FICC Participa Da Capacitação De Gestores De Esportes E Lazer

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, elogiou a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) pela realização no centro de convenções do Tarik Plaza Hotel, em Itabuna, de um curso de capacitação de Gestores Públicos Municipais de Esporte e Lazer. O curso foi direcionado aos gestores dos municípios do Território de Identidade do Litoral Sul e a FICC foi representada por sete diretores e técnicos que atuam na produção de eventos, bem como na gestão dos recursos cuidando de projetos e licitações.

Para Daniel Leão o curso facilita o trabalho da equipe da FICC e a facilita uma aproximação com a Setre, que investe em projetos e parcerias em Itabuna como a recuperação da Vila Olímpica, que foi visitada pelo governador Rui Costa, em companhia do secretario do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, em recente visita a Itabuna. A Setre também estuda investimentos na melhoria do Estádio Luiz Viana Filho e uma parceria para a realização do Campeonato Interbairros, com 50 equipes inscritas e participação de 1,3 mil atletas.

Curso

O curso foi aberto com uma palestra motivacional da nadadora Verônica de Almeida,  atleta paralímpica de natação, graduada em Educação Física e Mestre em Fisiologia, portadora de  colagenose, também conhecida como doença do colágeno, que caracteriza-se por um grupo de doenças auto-imunes e inflamatórias que prejudicam o tecido conjuntivo do corpo, para quem “a vida é feita por pequenos desafios, que nós transformamos em grandes obstáculos”.

Os debates técnicos foram iniciados pelo coordenador executivo de Esportes do Estado, Gustavo Miranda, que destacou a importância do curso como uma oportunidade de debate e de uma troca de experiências. Ele também falou da necessidade de integração das politicas de governo no esporte, na saúde e em ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.

Miranda destacou ainda a necessidade do planejamento e da implementação do censo esportivo visando a implementação de ações e realização de eventos na área de esporte e lazer. Ele salientou ainda para a legislação de incentivo ao esporte e a necessidade de implantação de um sistema de apoio e incentivo ao esporte através da criação dos conselhos e dos fundos municipais de esporte e lazer.

O ciclo de palestras e debates incluiu ainda uma apresentação sobre o Programa Fazatleta, com Rodrigo Farias secretário executivo do programa, enquanto Priscila Cruz, assessora técnica do coordenação executiva de esporte, enfocou as ações do Programa Bolsa Esporte.  Já o diretor de Fomento da Sudesb, Wilton Neves Brandão discutiu sobre a implementação de politicas públicas pelos gestores municipais e a interiroização das ações da Setre, que atende a 471 municípios.

No período da tarde, a doutoranda em sociologia, Inaiá Costa Simões apresentou um movimentado painel sobre elaboração de projetos esportivos, estratégias para captação de recursos e noções de licitação pública. Já o doutor em Educação Física e professor da UFBa, Romilson Augusto dos Santos abordou a formação dos conselhos e  dos fundos municipais de esporte e lazer, além da legislação do marco regulatório  das organizações da sociedade civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend