skip to Main Content

Félix pede criação da Embrapa Cacau para combater nova doença da lavoura

Félix Pede Criação Da Embrapa Cacau Para Combater Nova Doença Da Lavoura

Coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Lavoura Cacaueira no Congresso Nacional, o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT) apresentou um projeto de indicação ao governo federal que cria, dentro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma unidade voltada para o cacau, a exemplo do que já existe em relação ao café, por exemplo.

Essa unidade na Embrapa absorveria a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), incluindo os funcionários, laboratórios e equipamentos. “Como a Ceplac vem definhando governo a governo, essa é a única forma de tentarmos salvar todo o conhecimento acumulado pelos pesquisadores aqui na Bahia e também fortalecer novos estudos diante do aparecimento de uma nova e devastadora praga na lavoura, chamada de monilíase”, justificou o deputado.

Félix lembrou que a Embrapa tem orçamento e recursos para fortalecer pesquisas que visem estimular ainda mais a produção de cacau no sul e no oeste da Bahia. Por outro lado, como a nova unidade absorveria a Ceplac, não haveria maiores custos de implantação por parte do governo federal.

“Muito graças à Embrapa, o Brasil é uma potência no agronegócio. O cacau não pode ficar de fora disso, nós que, na década de 1980, já fomos os maiores produtores e exportadores do planeta e hoje ocupamos apenas a sétima posição em exportação. Podemos voltar a crescer associando pesquisa, inovação, assistência técnica e financiamento, sobretudo agora, com o crescimento da lavoura no oeste baiano”, ressaltou o pedetista.

Chocolate – Félix afirmou que a Embrapa Cacau também permitira que o Brasil aproveitasse melhor as oportunidades no mercado internacional geradas pelo aumento do consumo global de chocolate. Ele lembrou que o Brasil é certificado pela Organização Internacional do Cacau (ICCO) como exportador de cacau fino e de aroma, mas tem perdido espaço por falta de investimento em pesquisa, inovação e apoio à produção nacional.

“Na década de 1980, nossas safras ultrapassavam a marca de 400 mil toneladas, mas a vassoura-de-bruxa reduziu drasticamente nossa produção – a última safra resultou em 115 mil toneladas. Atualmente, temos que importar cacau para atender as necessidades da indústria nacional de chocolate. Com a Embrapa Cacau e uma política de Estado para o setor podemos retomar a autossuficiência e também a competitividade internacional”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend