skip to Main Content

Deputado Hassan apoia luta em defesa dos pacientes crônicos renais da Bahia

Deputado Hassan apoia Luta Em Defesa Dos Pacientes Crônicos Renais Da Bahia

Membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Hassan reuniu-se em seu gabinete na manhã dessa quarta-feira (15) com o presidente da Associação de Defesa dos Pacientes Crônicos Renais do Estado da Bahia (Renal Bahia), José Vasconcelos de Freitas, discutindo formas de apoiar e ajudar as pessoas acometidas de Doenças Renais Crônicas (DRC) e estimular a prevenção “que à enfermidade”. O parlamentar assumiu o compromisso de apoiar as ações da Renal Bahia, e afirmou que vai verificar a viabilidade para destinar recursos de emendas para a associação e buscar também o apoio de deputados federais.

O presidente da Renal Bahia agradeceu o apoio do deputado e frisou que as DRC são silenciosas, e que a prevenção é realmente a melhor forma de evitá-las, mas falta informação ao público, e que é preciso dar visibilidade ao assunto para esclarecer a população e incentivar a prevenção.

Vasconcelos revelou que a incidência das DRC no Brasil é alarmante, atualmente com mais de 150 mil pessoas acometidas. “Na Bahia o índice é menor, em torno de 15 mil pacientes, das quais 10 a 11 mil fazem hemodiálise, pois a demanda é maior que a oferta”. O presidente da Renal Bahia destacou que as pessoas com insuficiência renal crônica são afetadas por inúmeras outras enfermidades “e todas são cardiopatas”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) até 2040 a enfermidade será a quinta causa de morte no mundo.

A situação é muito grave” disse Hassan, alertando a necessidade de investir em campanhas educativas, informação e prevenção. Passando da palavra à ação, o parlamentar propôs a organização de um projeto de palestras nas escolas e entrou em contato com o secretário de Saúde de Jequié, Marlon Santos, onde será realizada a primeira palestra.

O diagnóstico precoce é fundamental para a controlar a enfermidade, mas Vasconcelos é enfático em reafirmar que a prevenção é a melhor arma. “Podemos prevenir sendo fiscal do xixi, observando a cor da urina e se produz espuma”, simplifica ele, esclarecendo que é preciso evitar o excesso de proteínas, não consumir anabolizantes, fazer exercícios físicos, não fumar, e beber muita água para evitar a desidratação.

Foto – Divulgação Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend