skip to Main Content

Começa disputa da sucessão em Itabuna

Começa Disputa Da Sucessão Em Itabuna

2020 começa com a perspectiva de eleições municipais em todo o país, com a eleição de prefeitos e vereadores. Em Itabuna, a sucessão começa  com um desafio para o prefeito Fernando Gomes, que tentará sua sexta eleição e derrubar um tabu grapiúna, pois, nenhum prefeito até agora tinha conseguido sucesso no processo de reeleição.

Outros nomes aparecem no processo inclusive os ex-prefeitos José Nilton Azevedo Leal, Geraldo Simões e Claudevane Leite, além do ex-deputado Augusto Castro e o médico Antônio Mangabeira . A relação inclui ainda nomes como o dos vereadores Jairo Araújo, Júnior Brandão que terá de disputar a indicação com Geraldo Simões, que detém o comando do partido em Itabuna e José Erivânio Sobreira, o Babá Cearense, além do presidente da OAB, Edmilton Carneiro e da presidente da AABB, Maruse Dantas. A lista deve incluir ainda candidatos do PCO, PSTU e outras legendas.

No caso de Fernando Gomes, ele concorre com chances de se manter no governo, apesar do desgaste natural de quem está há mais de 40 anos vivendo no circuito da política, tendo conseguido três eleições adicionais para a Câmara Federal. A sua chance decorre do voto de mais de 20 mil eleitores incondicionais do político e mais outros 20 ou 30 mil  votos que são decorrentes da própria máquina administrativa, o que favorece de certa forma candidatos no exercício do poder. Outro ponto alto no processo é a ligação do prefeito com o governo do Estado.

A sua eleição estaria assegurada com a disputa de muitos candidatos, o que poderia gerar uma pulverização de votos em benefício  do candidato que tenta a reeleição e tem o seu patrimônio eleitoral consolidado. O risco para Fernando Gomes estaria na possibilidade de uma polarização do pleito com um candidato novo e com propostas diferenciadas. Neste vale tudo eleitoral, este será um pleito diferente e que poderá ser decidido por quem tiver competência na disputa através das redes sociais e nos escaninhos do universo virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend