skip to Main Content

Cerpat promove treinamento sobre RCP para profissionais de saúde da UPA

Cerpat Promove Treinamento Sobre RCP Para Profissionais De Saúde Da UPA

Com o objetivo garantir atendimento de qualidade aos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) com apoio de instituições educacionais dá continuidade a treinamentos para médicos, enfermeiros e técnicos que trabalham na rede municipal de saúde em Itabuna. A última capacitação esta semana para profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas no bairro Monte Cristo foi sobre Ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

O responsável pelo treinamento, o professor e mestre Fabrício Bastos, explicou que a RCP é uma técnica de socorrismo útil e aplicada em muitas situações de emergência, principalmente em casos de ataques cardíacos ou quase afogamentos, em que a respiração ou o batimento cardíaco de um indivíduo para. Segundo o especialista, o sucesso de um ressuscitamento cardiopulmonar não está apenas em seguir o algoritmo e o paciente ter um quadro clínico favorável.

“Nem sempre teremos desfecho de sobrevivência no processo, então o foco aqui é no resgate da equipe”, destacou, adiantando que sair vivo de uma RCP significa olhar para a assistência prestada e perceber que o melhor foi feito de maneira harmônica.  “Isso reanima a equipe e salva vidas”, completa o professor.

Ainda segundo ele, uma RCP bem realizada é aquela onde os detalhes são vistos, revistos, identificados e combatidos. Para isso é necessário uma liderança que conduza as ações com segurança, calma e firmeza.  “Médicos e enfermeiros são lideres em potencial, mas assim como outra habilidade a capacidade de emitir uma voz de comando também precisa ser exercitada e treinada até que se torne um hábito natural”.

A coordenadora do Centro, a enfermeira Fabrícia Moura Costa, reforça a importância de treinar equipes de profissionais que atuam diretamente com o grande público que busca o atendimento na rede pública de saúde. Ela lembra que as capacitações e treinamentos são uma prática comum desenvolvida pelo Cerpat, visando assegurar o bom atendimento e a excelência no serviço prestado pela unidade em Itabuna.

_________________________

Diretoria de Comunicação Social

Texto: Rosi Barreto

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend