skip to Main Content

Casa do Vovô recebe roda de conversa para conscientização sobre o câncer de mama

Casa Do Vovô Recebe Roda De Conversa Para Conscientização Sobre O Câncer De Mama
  • Geral

Celebrando o outubro rosa, a Casa do Vovô, um dos braços sociais da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, destinada a atender a idosos, recebeu na quinta-feira uma roda de conversa sobre os cuidados e prevenção do câncer de mama.
Mediada pela enfermeira Luciana Pinheiro, a roda de conversa, serviu como uma troca de experiências, um momento de muito acolhimento, de muita ternura, muito enriquecedor, entre as pessoas atendidas pela instituição, de acordo com a palestrante, profissional com larga experiência na área de saúde.
“Foi um momento muito encantador, especialmente pela troca de experiências na história de vida de cada um que ali participa, algo muito enriquecedor, levar informação e expertise referente ao combate ao câncer de mama”, pontuou Luciana.
A profissional de saúde pontuou a importância do auto cuidado, “a mulher se olhar, a mulher se perceber e, evidentemente, em caso de algo que fuja do normal, procurar o serviço de saúde”, ela ressaltou. Disse da importância de se buscar periodicamente o serviço de saúde.
Luciana exaltou a participação de homens na roda de conversa na Casa do Vovô pois o câncer de mama também pode acometer os homens, embora dados oficiais do Inca, o Instituto do Câncer, apresentem casos de apenas um por cento em homens.
A mediadora relatou que esse movimento de prevenção ao câncer de mama tem uma representatividade muito grande, não só no Brasil, mas se irradiou por todo o mundo. Iniciou nos Estados Unidos, especialmente liderado por mulheres.
No Brasil com o Outubro Rosa, onde são intensificadas essas ações com campanhas de orientação e conscientização e prevenção do câncer de mama, dado ao número de casos de diagnóstico com câncer em mulheres, em especial a mortalidade.
Atendida pelo projeto, a senhora Jésia Palmeira, falou da importância do auto exame e da mamografia. Ela contou que uma parente descobriu o câncer de mama em estágio avançado, por não ter realizado exames por conta da pandemia já tendo dado início ao tratamento.
“Nossa gratidão a Luciana Pinheiro por nos trazer informação qualificada” disse Arlete Medeiros, coordenadora da Casa do Vovô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend