skip to Main Content

Boulevard Shopping recebe feira de empreendedorismo comunitário gratuita neste sábado

Boulevard Shopping Recebe Feira De Empreendedorismo Comunitário Gratuita Neste Sábado

O público de Camaçari e Região Metropolitana de Salvador poderá conferir neste sábado, 30, no Boulevard Shopping Camaçari, os produtos desenvolvidos e comercializados pelos participantes do Miniempresa na Comunidade. O projeto, criado pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), com o patrocínio do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e das empresas Bayer, BASF, Braskem e Bracell, tem o objetivo de promover a geração de renda em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

 

A iniciativa, que começou em setembro deste ano, beneficia um grupo diverso com formação e educação empreendedora, focadas em desenvolver produtos para a geração de renda. A ideia é que todo o aprendizado acumulado seja aplicado em negócios e projetos reais. A feira de empreendedorismo é o encerramento do projeto, onde os participantes, divididos em quatro miniempresas poderão expor e comercializar suas produções.

 

Jana Amorim, mentora do projeto, recorda que a jornada da iniciativa contou com encontros semanais presenciais e acompanhamentos online, garantindo um suporte contínuo e próximo para o grupo de participantes, majoritariamente formado por mulheres. Ela acrescenta que os membros da comunidade foram estimulados a aprender conceitos cruciais para o sucesso de um negócio, a exemplo de como investir, construir e precificar produtos, entre outros.

 

“A feira é o momento que essas mulheres terão de apresentar e vender a produção que construíram, a partir do aprendizado que tiveram durante o projeto. Será também uma oportunidade de exercitarem, na prática, lições de como elaborar a comunicação, a divulgação do produto, a venda, a lucratividade e todo o processo prático de montar uma empresa”, explica.  A turma do projeto é formada tanto por mulheres que não empreendiam, mas que tinham esse desejo, quanto por alunas que já tocavam pequenos negócios, mas ainda de forma muito tímida.

 

A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, avalia que o projeto está alinhado aos compromissos da empresa com o desenvolvimento sustentável e inclusão social, ao promover o empreendedorismo e a geração de renda nas comunidades onde atua. “Este momento celebra também o talento e a dedicação dos participantes que agora estão melhor capacitados para buscar seus sonhos”, ressalta Borges.

 

O coordenador de Responsabilidade Social da Bracell, Fábio Oliveira, destaca o impacto social do Miniempresa, especialmente por ser voltada para comunidades em situação de vulnerabilidade social. “Por meio deste projeto é oferecida não apenas formação e educação empreendedora, mas também a possibilidade concreta de transformação de vida para diversas pessoas que enfrentam desafios econômicos e sociais”, reforça. O coordenador da Bracell acrescenta que a abordagem da capacitação, aliando teoria e prática, oferece incentivo ao empreendedorismo local e ferramentas para geração de renda autônoma.

 

O superintendente de Comunicação do Cofic, Érico Oliveira, ressalta que essa é a terceira edição do Miniempresa na Comunidade, realizada pela primeira vez em Camaçari (as duas primeiras edições aconteceram em Dias D´Ávila), com o propósito de estimular e fortalecer o microempreendedorismo local, ampliando as oportunidades de negócio e geração de renda nas comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari. O Miniempresa na Comunidade contou também com o apoio do Boulevard Shopping Camaçari e da Secretaria de Turismo do município.

 

SERVIÇO

 

O quê: Feira do Miniempresa na Comunidade

Quando: sábado, 30/11, das 10h às 18h

Onde: Boulevard Shopping Camaçari, na BA-535, s/nº – Industrial, Camaçari-BA

Entrada gratuita

 

 

Sobre a JA Bahia

Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement, fundada em 1919, estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”. A cada ano, a rede da JA Worldwide, indicada ao Prêmio Nobel Da Paz 2023, mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há 39 anos no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.

 

Na Bahia, há 19 anos, são cerca de 100 mil jovens beneficiados, cerca de cinco mil voluntários, mais de 470 escolas parceiras e mais de 50 empresas parceiras. A JA Bahia atua no estado com atendendo alunos do ensino fundamental e médio com programas que abordam conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e preparação para o jovem no mercado de trabalho. Para conhecer as iniciativas e como fazer parte, acesse jabrasil.org.br/ba ou redes sociais: @jabahia.

 

Sobre a Bracell

 

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e especial, se destaca por sua expertise no cultivo sustentável do eucalipto, que é a base para a produção de matéria-prima essencial na fabricação de celulose de alta qualidade. Atualmente, a multinacional conta com mais de 11 mil colaboradores e duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com

 

Sobre a Braskem

 

A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend