skip to Main Content

Augusto Castro: Ferrovia Oeste-Leste e Porto Sul vão alavancar o desenvolvimento do Sul da Bahia

Augusto Castro: Ferrovia Oeste-Leste E Porto Sul Vão Alavancar O Desenvolvimento Do Sul Da Bahia

Durante evento em Ilhéus que marcou o início das obras de construção do último trecho, entre Caetité e Ilhéus da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou a importância do empreendimento para a Bahia e a região Sul do Estado.
Para o gestor itabunense, que esteve na solenidade acompanhado do presidente do diretório municipal do PSD, José Alcântara Pellegrini, a construção desse último lote da ferrovia representa um marco. “A Ferrovia de Integração Oeste-leste conta com sete lotes e tem 90% de sua malha concluída. Junto com o Porto Sul são dois grandes marcos do desenvolvimento para o Sul da Bahia e de todo o Estado”, afirmou Castro.

Ainda segundo o prefeito, Itabuna ganha muito com a ferrovia e o porto. “Itabuna é um grande centro comercial e de prestação de serviços, conta com duas rodovias federais, as BRs 101 e 415 e, com a conclusão da BA-649, a cidade será um centro logístico e de suporte para o complexo ferrovia-porto”, atestou.

Ele assegurou que as obras estruturantes que estão sendo implantadas e a localização privilegiada da cidade vão contribuir para que Itabuna se torne um dos maiores centros logísticos do País. “Obras que estão sendo executadas no nosso governo, a exemplo do Projeto Mais Água para a Cidade e de mobilidade viária, além da nossa posição geográfica, são fortes atrativos para a chegada de empresas de logística”, destacou.

Além da presença do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, o evento contou com as presenças do senador Jaques Wagner, ministros, secretários do governo baiano, deputados federais e estaduais, prefeitos de diversas cidades e vereadores do Sul da Bahia e os CEO nacional e global da BAMIN, Eduardo Leadsham e Benedikt Sobotka.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, há dois anos apresentou ao prefeito Augusto Castro e à Secretaria de Indústria e Comércio do Estado da Bahia, um projeto que contempla o plano de logística municipal para construção de um corredor logístico que tem como objetivo desenvolver setores de agronegócio na cidade em parceria com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e Porto Sul.

“Desde 2021 que apresentamos ao prefeito este projeto que contempla o centro de logística municipal que nós pretendemos fazer em uma área que foi desapropriada pelo município que eu chamo de vetor norte, que vai ligar a BR-101 ao Rio do Braço, a estrada do Chocolate, entre Uruçuca e Ilhéus, que fica exatamente numa distância de praticamente 29 quilômetros por Porto Sul”, destacou a secretária Sônia Fontes.
Segundo ela, a área tem 56 mil metros quadrados e é o lugar mais apropriado para desenvolver o projeto. “Essa área do norte de Itabuna tem a viabilidade de ser centro de logística do município. Pelos estudos técnicos do Governo do Estado e do Governo Federal é a área mais propícia sem muitas questões ambientais, por ser composta de fazendas que podem ser revalorizadas e adaptáveis”, disse. Ao todo são 100 lotes para abrigar empresas que desejem investir.

Legenda: Prefeito Augusto Castro Ferrovia destaca avanços com FIOL e Porto Sul – Fotos Thiago Barba Ruiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend