skip to Main Content

Atlantic Nickel finaliza primeiro embarque para exportação em 2022

Atlantic Nickel Finaliza Primeiro Embarque Para Exportação Em 2022

Navio partiu do Porto de Ilhéus em direção ao Canadá, transportando 9,1 mil toneladas de concentrado de níquel produzido na Mina Santa Rita.

 Salvador, 14 de fevereiro de 2022 – A Atlantic Nickel, única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil, celebra o sucesso do primeiro embarque de minério comercializado no ano de 2022, através do Porto de Ilhéus, de onde zarpou o navio no último dia 4 fevereiro, tendo como destino o mercado canadense. Nesta primeira remessa, foram exportadas 9.153,546 toneladas de concentrado de níquel produzido dentro dos mais altos padrões de qualidade e segurança na Mina Santa Rita, localizada no município baiano de Itagibá, a apenas 140 km de distância do terminal marítimo.

Controlada pelo fundo de investimentos Appian Capital Brazil, a Atlantic Nickel mira o mercado da eletrificação, com destaque para a demanda em franca expansão do níquel como matéria-prima na fabricação de baterias para carros elétricos. A empresa encerrou o ano de 2021 com desempenho operacional e financeiro recorde, após 11 embarques e 110.409,75 toneladas exportadas.

“Olhamos para este resultado alcançado por nosso time com total convicção de que há muito mais a realizar em 2022. Depositamos toda confiança na capacidade das nossas equipes de entregar mais um ano recorde, com muita responsabilidade, e ampliando os estímulos econômicos para Itagibá e região”, avalia Ricardo Campos, gerente geral da Atlantic Nickel.

Sobre a Atlantic Nickel 

Única empresa produtora de níquel sulfetado no país, a Atlantic Nickel atua desde outubro de 2019 na extração do minério fundamental para a fabricação de baterias de veículos elétricos. São mais de 2.500 empregos diretos gerados pelo negócio e R$ 151 milhões injetados em compras e contratos com fornecedores da Bahia de 2018 a 2020.

A projeção da companhia é dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, o que vai elevar o tempo de vida útil da mina de oito para 34 anos (7 anos de mina a céu aberto + 27 anos de mina subterrânea). De acordo com a Avaliação Econômica Preliminar, cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase.  

Para além disso, a Atlantic Nickel já comemora a recente descoberta de um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel a apenas 26km de distância, e no mesmo cinturão geológico, de onde já funciona a Mina Santa Rita.                                                                                           

   Rafaela Ribeiro
Darana Relações Públicas
71 98838-7714
rafaela@darana.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend