skip to Main Content

ASSIM ERA MINHA CIDADE – NA LENTE DE JOSÉ NAZAL

ASSIM ERA MINHA CIDADE – NA LENTE DE JOSÉ NAZAL

Praça Dr. Joaquim José Seabra, como foi denominada na data de início de sua urbanização, em 2 de julho de 1921 com o plantio simbólico de um cacaueiro.

Lugar mais importante do centro antigo da cidade, onde existiu o Convento Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a escola dos Jesuítas, local onde hoje está edificado o ainda suntuoso (mesmo que maltratado) o Palácio Paranaguá, o velho Paço Municipal. A praça também é conhecida como Praça J. J. Seabra ou simplesmente Praça Seabra, homenagem prestada ao antigo Presidente da Província da Bahia (hoje seria o Governador do Estado).

O principal responsável pelo embelezamento da praça foi o então Intendente e Prefeito Mário Pessoa da Costa e Silva, que importou as estátuas nela colocadas, a do Inverno (há quem diga que eram as Quatro Estações) e a mais famosa de todas, a da deusa Sapho, segundo informações colhidas, na época era a única da América do Sul.

A praça sofreu diversas modificações e o lamento que fica é a absoluta impermeabilização do terreno com pavimentação a cimento em detrimento das áreas verdes inicialmente projetadas e realizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend