skip to Main Content

Agricultura familiar da Bahia estará presente no XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Agricultura Familiar Da Bahia Estará Presente No XVI Congresso Internacional De Nutrição Funcional

As experiências exitosas da agricultura familiar da Bahia, por meio do projeto Bahia Produtiva, estarão presentes no 16º Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que vai ocorrer no período de 15 a 17 de setembro de 2022, em São Paulo. No total, oito cooperativas da agricultura familiar participam do estande da Bahia no Congresso. Será realizada ainda palestra por representantes do projeto na programação científica do evento, com o tema “Nutrição Funcional e Agroecologia: seu papel na segurança alimentar e nutricional – Case Bahia Produtiva”.

A palestra da Bahia no evento é a que abre a programação científica nesta quinta-feira (15/9), a partir das 8h15. O coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Bahia Produtiva, Wecslei Ferraz, apresenta o Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) aplicado, desde 2018, pelo Estado da Bahia, tendo na estratégia de ATER o suporte para a produção de alimentos orgânicos e acesso a mercados, o que gerou o aumento da diversidade alimentar para a garantia da SAN dos agricultores e agricultoras familiares da Bahia.

A CEO da VP-Centro de Nutrição Funcional, Valéria Paschoal, organizadora do evento, também participa da explanação para abordar as capacitações e cursos realizados pela empresa para os profissionais de ATER e Agentes Comunitários Rurais (ACR) das comunidades atendidas pelo projeto, explicando técnicas de plantio, distribuição de sementes, receitas e técnicas culinárias com alimentos da biodiversidade e aplicação de pesquisas para identificar o hábito alimentar do povo baiano, além da criação de materiais educativos para facilitar na educação alimentar e nutricional das famílias.

“Ver a participação de jovens motivados, qualificados e sedentos por transformações é algo que gera muita esperança de um futuro melhor. Esse é o primeiro case mundial onde jovens foram certificados em Segurança Alimentar e Nutricional”, destacou Valéria Paschoal sobre o Curso de Formação em SAN exclusivo para os ACR contratados pelo projeto.

O evento

O 16º Congresso Internacional de Nutrição Funcional é o maior Congresso de Nutrição Funcional da América Latina e vai reunir, por dia, cinco mil profissionais, entre nutricionistas, médicos e profissionais de gastronomia e saúde, de forma presencial. Serão 78 palestrantes, mais de 90 expositores e terá como tema central os 5 ‘S’, buscando uma reflexão profunda sobre Saúde Física, Saúde Emocional, Saúde Espiritual, Saúde Social e Saúde do Solo.

Cooperativas

Entre as cooperativas baianas que vão expor os seus produtos, estão a Cooperativa Regional de Agricultores (as) Familiares e Extrativista da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), a Cooperativa de Apicultores de Canavieiras (Coaper) e a Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização (Coopaita).

O Bahia Produtiva é um projeto premiado pela Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN) da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) como melhor prática em captação de recursos internacionais na categoria governo estaduais. A iniciativa é executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e é resultado de acordo de empréstimo entre o Estado da Bahia e o Banco Mundial, em um investimento total de 260 milhões de dólares.

—————————————————-
Assessoria de Comunicação SDR/CAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend