skip to Main Content

Agricultoras familiares do Baixo Sul da Bahia firmam parceria com Michelin para produção de biojoias

Agricultoras Familiares Do Baixo Sul Da Bahia Firmam Parceria Com Michelin Para Produção De Biojoias

Agricultoras familiares do Baixo Sul da Bahia, ligadas à Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (ABPAGI) firmaram parceria com a Michelin, uma das principais fabricantes de pneus do mundo, por meio do programa Michelin Ouro Verde Bahia, para a produção de biojoias feitas com sementes de seringueira, coco da piaçava e outras sementes vindas da Mata Atlântica local.

O programa é coordenado pelo Centro de Estudos da Biodiversidade Michelin, que vem contribuindo com a conservação da biodiversidade e desenvolve importantes pesquisa, além do trabalho de educação ambiental com comunidades rurais e escolas da região.

O projeto com as agricultoras artesãs da ABPAGI conta também com a parceria da designer de biojoias Maria Oiticica, do Rio de Janeiro, e busca a geração de renda a partir de produtos que respeitem e valorizem o meio ambiente.

As agricultoras estão recebendo formação online, por conta da pandemia, e, semanalmente, vídeos de formação de como compor as peças. A produção é enviada para o Rio de Janeiro, analisada, e retorna para que os ajustes sejam feitos. As peças produzidas serão comercializadas pela grife em todo o país e em suas parcerias no exterior.

A ABPAGI possui uma unidade de Fabricação de Artesanato de Piaçava, com foco em biojoias e similares, que foi equipada com recursos do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva. Foram investidos R$415.3 mil em máquinas e equipamentos para que a produção de fibra e o coco da piaçava, que é produzida na própria comunidade, pudesse ser beneficiada, um veículo utilitário para escoar a produção e barracas para a exposição dos produtos. Também foram investidos R$192,2 mil no fortalecimento e promoção dos produtos, como oficinas para treinamento na fabricação de biojoias, além da parte de embalagens.

De acordo com a responsável pelo Arte Sustentável Michelin Ouro Verde e pelo programa de Educação Ambiental Michelin, Mônica Pereira, o intuito é que até o final do ano essas mulheres já possam comercializar esses produtos, gerando renda para a comunidade: “A gente busca que essas mulheres tenham fonte de renda sustentável, que possam tirar essas sementes da Mata Atlântica, sem agredir o meio ambiente, que a gente consiga ver possibilidades de renda com a floresta em pé. Como elas já tinham toda a parte de equipamentos, facilitou, e a Michelin entrou com a parte de formação”.

A artesã da ABPAGI, Danila de Jesus, destaca que graças às máquinas que ajudaram a firmar a parceria com a Michelin, “estamos com altas expectativas. É um projeto que vai trazer mais renda pra gente e nossas biojoias serão conhecidas nacionalmente e internacionalmente”.

O presidente da ABPAGI, Domingos Conceição, afirmou que é um grande comércio que está se abrindo pra associação: “Muito gratificante a ABPAGI fazer parte de um projeto como esse. Se não tivéssemos o apoio do Governo do Estado, com os investimentos que já recebemos do Bahia produtiva, não estaríamos preparados para atender uma empresa de grande porte como essa”.

Para a artesã Jucimaria Santos, está sendo um crescimento para a associação: “Estou muito feliz em fazer parte desse projeto. Estamos vendo o quanto é possível transformar as sementes que temos aqui na nossa região em biojoias. Isso, com certeza, é um avanço para nossa comunidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend