skip to Main Content

Agral prepara homenagem póstuma a Jorge Carrilho e posse de novos acadêmicos

Agral Prepara Homenagem Póstuma A Jorge Carrilho E Posse De Novos Acadêmicos
  • Geral

A Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral) prepara a terceira reunião do ano, na quarta-feira, 24 de maio, na Loja Maçônica 28 de Julho, quando será homenageado, postumamente, o Jorge Ribeiro Carrilho, membro fundador da Academia. Na mesma solenidade serão empossados como membros efetivos os professores doutores Ícaro Emanoel Vieira Barros de Freitas, que ocupará a Cadeira 22, cujo patrono é o poeta e escritor Ildásio Tavares e Rafael Freire Ferreira, que ocupará a Cadeira 27 (cujo patrono é Luiz Gama), em substituição ao acadêmico Odilon Pinto de Mesquita Filho (1948-2021).

O presidente da Agral, Samuel Mattos anuncia também a posse do professor doutor Jacques Hubert Charles Delabie, pesquisador e docente junto à Universidade Estadual de Santa Cruz, que tem residência na França e no Brasil, como Membro Correspondente em seu país de origem. Jacques Delabie é tradutor, para o francês, de obras literárias de autores sulbaianos como o contista e poeta Hélio Pólvora.

Ainda neste ano de 2023, a AGRAL empossará outros seis membros efetivos o publicitário e cartunista Afonso Henrique Coelho Dantas, cineasta Victor Silva Aziz Lima, o músico Adalmiro Leôncio da Silva (Sabará), a artista plástica Valdirene Borges do Nascimento, o poeta e escritor Emadilson de Jesus Santos e a poetisa e xilogravurista Janete Lainha Coelho, além do correspondente suíço-australiano Goetz Ottmann, sociólogo, escritor, pesquisador que realiza estudos sobre questões sociais e culturais brasileiras. As datas das posses serão anunciadas em breve.

Histórico

A “Academia Grapiúna de Letras” foi fundada em 04 de abril de 2011, pelos membros pelos “pioneiros” Ivann Krebs Montenegro (presidevte), Vercil Rodrigues (vice-presidente), Ramiro Aquino (diretor de eventos), Washington Farias Cerqueira e José Carlos Oliveira (secretários), Antonio da Silva Costa (tesoureiro, in memoriam) e o Jorge Ribeiro Carrilho (2º Tesoureiro, in memoriam), que formaram a primeira diretoria e outros acadêmicos, empreendedores, que conceberam e implementaram a ideia de uma academia de letras na cidade de Itabuna-Bahia.

Ao longo de doze anos, a AGRAL promoveu concursos literários, premiou jovens escritores e poetas, realizou eventos alusivos aos seus patronos e patronesses, organizou palestras, debates e conferências, homenageou personalidades grapiúnas, dentre outas ações, no intuito maior de promover a língua e a literatura nacional e regional. O conjunto de ações permitiu a consolidação e expansão da entidade que investe em novos projetos.

O concurso Literário AGRAL 2022, que premiou jovens estudantes do nono ano (da Rede Municipal de Itabuna), foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e teve patrocínio das empresas Rota Transportes, Grupo Velanes e O Boticário.

Ainda em 2022, importante parceria foi firmada com esta Loja Maçônica 28 de Julho, através do venerável mestre José Carlos Campello Morais Bezerra, no entendimento de que as duas instituições (a Academia e a Maçonaria) objetivam, cada uma à sua maneira, o desenvolvimento integral do ser humano, através do conhecimento.

Em função de renovação estatutária, em 2023, a AGRAL passou a ser Academia Grapiúna de Artes e Letras, de modo a contemplar, além da literatura, outras linguagens artísticas, a exemplo do teatro, cinema, música, dança, fotografia, história em quadrinhos, jogos eletrônicos, arte digital, pintura, escultura, dentre outras. “Doravante, pretendemos trabalhar de forma interativa com as diversas linguagens artísticas, da mesma forma como acontece no teatro, que reúne artes cênicas, literatura, música e dança”, conclui Samuel Mattos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend