skip to Main Content

Ações culturais da Teosópolis promovem a arte em Itabuna

Ações Culturais Da Teosópolis Promovem A Arte Em Itabuna

As ações culturais alcançam toda a população e todos os públicos, expressões artísticas e culturais levadas às ruas praças e equipamentos de Itabuna e região.

Lançamento de obras literárias, rodas de conversas, festivais, exposições, artesanato, recitais de poesia, musicais, jograis, dança, teatro, lives musicais solidárias, musicais e recitais feitos por idosos.
São exemplos de expressões artísticas e culturais desenvolvidas pelos membros da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, que qualificam, promovem e estimulam a arte no município e na região.

A Teosópolis na sua sede e nas suas congregações conta com vários talentos artísticos. Exemplo da historiadora e professora Janete Macedo , que coordena o Centro Cultural Teosópolis.
Da advogada, professora e maestrina Deyse Góes, que atua na direção de vários corais. Da médica e maestrina Carolina Torquato, regente do Coral Teosópolis, da professora e regente Gileade Campos Costa que dirige o coral do Instituto Teosópolis. Músicos consagrados como Joinha, que atuou na Banda Phase e hoje dedica seu talento à obra de Jesus Cristo.

São dezenas de talentos, cantores, bateristas, pianistas, coristas, flautistas, violonistas, tenores, guitarristas, baixistas, artesãs. Gente de todas as idades.Gente simples. Eles produzem arte de qualidade.

Centro Cultural

A instituição mantém o Centro Cultural Teosópolis. O espaço administrado pela Associação Beneficente e Cultura Teosópolis (ABCT), conta com exposição permanente sobre o Pastor Hélio Lourenço, que dirigiu a Teosópolis, e exposições temporárias com temas especiais de repercussão local, regional e nacional.

O espaço é aberto ao público. As exposições recebem estudantes de escolas públicas e privadas em caravanas. O CCT sedia a Escola de Música Sacra de Itabuna (Emusita), com 35 anos de fundação onde são ministradas aulas de música. Conta com um auditório climatizado para reuniões e apresentações culturais.

Promoção Cultural e Literária

Em novembro o CCT sediou o maior lançamento coletivo de livros de escritores regionais, parceria com a editora Via Literarum e Academia de Letras de Itabuna (Alita).

Dezembro de Cultura e Celebração

O mês de dezembro é de celebração. Na semana do natal o CCT promoveu a segunda edição do Sarau de Natal.

Foi uma noite chuvosa, isso não afastou o público. Parte das apresentações foi feita da sacada do prédio do CCT. Foram muitas as encenações e apresentações, de vários estilos e expressões que encantou quem assistiu.

Se apresentaram o Coral Teosópolis, integrantes do Centro Cultural interpretaram o Jogral “A Noite dos Pastores”. Lais Dias fez apresentação solo. Já o poeta Donaciano Macedo Filho recitou as poesias “O Libertador” de sua autoria e “nome Bom”

A juventude e as crianças estiveram presentes em vários momentos, como na apresentação do Coral Juvenil da Teo, de Yasmim Barbosa Caminha aluna da 5ª série do Colégio Batista de Itabuna, que recitou a poesia “Dezembro” do escritor Cyro de Matos.

O Conjunto de flautas formado por alunos do Instituto Teosópolis, mantido pela ABCT em parceria com o município encantou os presentes. Eles também encenaram o emocionante Musical “Natal no Egito”

A terceira idade se fez presente, com Gesia Palmeira, de 87 anos, interpretando firmemente, e com intensidade, a poesia “Deus Existe”, de autoria de Jonatas de Barros.

Integrantes de várias raças e tribos como o Grupo Us Bantu’s, formado por alunos da UESC chamaram atenção com as críticas sociais ao interpretarem as músicas autorais, Quem quer faz, Sangue Quilombola e o Amor Vence.

Uleezulluh Rhasthalux , pseudônimo de Ulisses Prudente , recitou trecho de seu livro Memorias “escrakchadas” de um beco sujo.

Clovis Júnior, Charles Nascimento Sá, Wilson Caetano, membros da Academia de Letras de Itabuna (Alita) recitaram poesias. A solista Fany cantou a música a Paz da Banda Roupa Nova.

O pequeno Caio Ruiz de Macedo Palles apresentou ao piano a música Greensleeves de autor desconhecido. O Dialogo, “O significado do Natal”, foi apresentado por Fernanda e Isabelly

Alunos da Emusita encantaram a plateia com apresentações ao violino e a música” Noite Feliz”. O Grupo PrAdorar formado por membros da Teosópolis que executa hinos e cânticos em ritmo de samba presenteou o público.

Arte nas Praças e Ruas

Todo artista deve ir onde o povo está. A Frase de Milton Nascimento é seguida pelos artistas da Teosópolis. Os corais da Teosópolis, do CBI e do Instituto Teosópolis têm se apresentado nas praças, centros de compras, ruas, hospitais se aproximando do povo, levando a arte além muros dos espaços culturais e também fora de Itabuna.

Gileade Campos Costa é regente do Coral do Instituto Teosópolis . A professora e cantora é dessas que gostam de levar a arte ao povo. E estimular a participação das famílias dos seus alunos. Foi o que ocorreu no culto de quarta-feira (20) lotado pelas famílias felizes e orgulhosas ao ouvir seus filhos encenarem o Musical “Natal no Egito”.
Ela já levou a apresentação do Coral do Instituto com os alunos da escola à Praça Beira Rio.

Arte: Ação Sócio Cultural

As apresentações artísticas são transformadas em sócio culturais com apelo a solidariedade e ajuda a quem mais precisa.

A apresentação do Coral Teosópolis com o musical “O Milagre Veio a Nós” no Teatro Candinha Dória, em Itabuna, teve como acesso não perecíveis e produtos de limpeza e higiene pessoal destinados ao Mercado Solidário, que fornece créditos solidários e atende famílias carentes.

O musical, que retrata o nascimento de Jesus, episódio que marcou a história da humanidade foi retratado na última quinta-feira (21), reuniu 400 convidados foi considerado apoteótico emocionando quem assistiu.

Regido pela médica e maestrina Carolina Torquato, o Coral Teosópolis é considerado patrimonial imaterial artístico e cultural por lei do município, reconhecido na comunidade.

“A arte proporciona ao ser humano o desenvolvimento pleno de suas habilidades, como também, o atendimento das suas necessidades mais nobres. Através da arte proclamamos o Evangelho de Jesus e realizamos ações concretas na formação e na educação, para que as pessoas compreendam o seu valor para Deus e para o próximo”, afirma o Pastor Presidente da Igreja Teosópolis de Itabuna, Geraldo Meireles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend