skip to Main Content

Nasce o bebê 12 mil do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus

Nasce O Bebê 12 Mil Do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, Em Ilhéus

Iara Ághata é o nome do bebê de número 12 mil nascido no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. A menina nasceu, de parto cesariana, às 23h59min do sábado (08), filha de Caliane Carvalho Santos, de 18 anos. Iara (cujo significado é “Mãe da Água”) Ághata (“mulher virtuosa”), tem 49 centímetros e pesa 3,585 Kg.

Caliane, moradora do Condomínio Sol e Mar, zona sul de Ilhéus, é mãe-solo e trabalha como guardadora de carros na avenida 2 de Julho, Centro Histórico de Ilhéus. É o primeiro bebê dela. Ela elogiou o acolhimento do HMIJS e disse que o parto foi tranquilo, tendo sido acompanhada o tempo todo por uma amiga, a quem define como seu “anjo-da-guarda”.

No domingo pela manhã, poucas horas após o parto, Iara Ághata recebeu as primeiras doses de vacina: BCG e Hepatite B. “Doi na gente, né. Mas é importante. É pra saúde dela”, comentou a mãe.

Referência

No dia 6 de dezembro, o Hospital Materno-Infantil completa quatro anos de funcionamento. É a primeira maternidade 100 por cento SUS da região sul da Bahia, construída pelo Governo do Estado e administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). O HMIJS é referência em saúde pública para toda a região.

Se tudo ocorrer bem, Iara Ághata e Caliane deverão receber alta nesta terça-feira (11). Mas, caso houvesse alguma intercorrência, com o bebê necessitando ser internado em uma UTI, o recém-nascido seria acolhido no próprio hospital. Isso ocorre desde a inauguração da unidade. Antes não era assim. Os bebês que necessitavam de UTI, tinham que ser transferidos para outros hospitais do interior ou para a capital, Salvador. Ilhéus não disponibilizava de um leito sequer de UTI neonatal.

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio tem todo um projeto baseado na humanização do cuidado, nos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde, que são princípios da ação de trabalho da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS).

Além da realização de partos e da internação, o hospital oferta atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. A unidade funciona também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde. É o único hospital da Bahia especializado para atendimento aos Povos Indígenas do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend