Ilhéus celebra um ano da Feira Cultural Terra da Gabriela neste sábado(16) valorizando a arte e movimentando a economia criativa

A edição de aniversário terá show da cantora Luana Sarubi. Realizado mensalmente por mulheres artesãs, o evento promove o empreendedorismo, gera renda, fortalece a cultura local, oferece lazer e atrai turistas à cidade de Ilhéus.
Neste sábado (16), Ilhéus comemora o primeiro aniversário da Feira Cultural Terra da Gabriela. Realizada mensalmente por mulheres artesãs, a feira se consolidou como uma importante vitrine para o artesanato local, promovendo renda, lazer, cultura e atraindo visitantes para a cidade.
A edição especial acontece das 16h às 22h, no estacionamento em frente à Praça Castro Alves, na Avenida Soares Lopes — um dos principais cartões-postais de Ilhéus. O público poderá apreciar e adquiri um mix de produtos artesanais, experimentar sabores da culinária regional e curtir atrações culturais em um espaço familiar e acolhedor. A noite será embalada pela cantora Luana Sarubi, que promete um show especial.
Durante o evento, serão prestadas homenagens a pessoas que contribuíram significativamente para a história e o crescimento da feira.
Idealizada e liderada por pequenos empreendedores — em sua maioria mulheres —, a feira já é referência na valorização do trabalho manual e na promoção do empreendedorismo local.
Islândia Penedo, presidente da Associação Terra da Gabriela, destacou a importância da feira para a cidade:
“Tivemos a honra de representar Ilhéus no 1º Festival de Economia Solidária do Nordeste, com grande destaque. A Feira Terra da Gabriela tem se tornado um ponto de encontro entre moradores e turistas, onde o artesanato é celebrado e o empreendedorismo regional é fortalecido.”
A feira também realiza edições temáticas com apresentações musicais, além de promover ações sociais voltadas para saúde, educação e oficinas gratuitas à comunidade.
Mais do que uma feira, o projeto se tornou um movimento de transformação social, inspirado pela tradição cultural de Ilhéus — conhecida como a “Terra da Gabriela”, celebrada nas obras de Jorge Amado e projetada internacionalmente.
Com apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), a Feira Cultural Terra da Gabriela está aberta à participação de artesãos convidados. Mais informações podem ser encontradas no Instagram: @terradagabriela.