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FAMÍLIA CELEBRA SUCESSO DE PROCEDIMENTO PELO SUS NO HOSPITAL CALIXTO MIDLEJ FILHO

FAMÍLIA CELEBRA SUCESSO DE PROCEDIMENTO PELO SUS NO HOSPITAL CALIXTO MIDLEJ FILHO
  • Geral

Os dias tensos na casa de dona Nadir Santos Batista, de 87 anos, no bairro
Fonseca, em Itabuna, foram substituídos pela alegria da família. A idosa esteve
à beira da morte ao apresentar complicações cardiovasculares gravíssimas, mas
hoje, quase dois meses depois de receber alta médica do Calixto Midlej Filho,
hospital gerido pela Santa Casa de Itabuna, está “vendendo saúde”, segundo
relatam as suas filhas. Ela foi submetida aos procedimentos de cateterismo
cardíaco e angioplastia coronariana.
No início do mês de julho, dona Nadir começou a sentir fortes dores na região
do peito. “Minha mãe estava com uns sintomas, que ela confundia com
problemas estomacais. Foi medicada, mas as dores só faziam aumentar. Foi
quando procuramos um cardiologista particular, que detectou ser uma
complicação cardíaca. Pelas nossas condições, naquele momento e, por
entender ser a melhor opção para o caso, que era gravíssimo, buscamos o
tratamento pelo SUS”, conta a servidora pública Josimeire Batista Alves (Josi).
Dona Nadir foi regulada para o serviço de cardiologia da Santa Casa de
Itabuna. “Ela chegou ao Calixto Midlej Filho muito apreensiva, a gente
também, claro. Mas o atendimento que recebemos desde o início nos deixou
tranquilas. Quando você tem o atendimento de excelência, humanizado, que
hoje é raro, mas que encontramos lá, nos deixam confiantes. Sempre
encontramos esse atendimento diferenciado na Santa Casa. Esse acolhimento
tem sido primordial. A equipe médica, enfermeiros, toda a equipe acalmou
tanto a minha mãe, quanto nós, os familiares”, avalia a servidora pública.
Evangélica, assim como toda a família, dona Nadir classificou como um grande
milagre o fato de ter saído caminhando do hospital depois dos procedimentos.
“Os médicos fizeram o que puderam e eu sai viva. Hoje, eu não sinto nada,
graças a Deus”, conta a paciente.
A filha da idosa ressalta que a situação da mãe era grave e o procedimento era
de extrema urgência. “Mas não tínhamos ideia de que ela estava sofrendo um
infarto. De imediato, eles adotaram todas as medidas possíveis para salvar a
vida de minha mãe. Foi realizada uma angioplastia, com a colocação de três

stents nas principais veias do coração. Isso ocorreu no dia 9 de julho”, recorda-
se a filha caçula de dona Nadir Batista.

Para Josimeire Batista, foi surpreendente a rapidez no atendimento ofertado
pelo SUS. “Poderíamos ter perdido a nossa mãe, nosso tesouro, mas ela foi
salva por Deus e por uma equipe muito preparada e dedicada, que reúne

assistência com sabedoria, conhecimento e boa vontade, acolhimento e
humanismo. Tudo isso gera um atendimento de excelência”, diz.
A filha de dona Nadir destaca que a equipe teve todo um cuidado na hora de
retirar o aparelho da perna para que ela não sofresse. “Ela foi muito bem
acolhida por todos os profissionais. Hoje, estamos aqui para contar essa vitória.
Foi a primeira vez dela numa UTI, mas ela sentiu-se em casa. Minha mãe saiu
da mesa de cirurgia e foi para UTI, onde foi mimada. Ela teve alta médica
numa sexta-feira, muito feliz. Queria comprar até um look novo para sair
arrumadinha”, detalha Josimeire Batista.
Depois da alta médica, dona Nadir foi levada ao cardiologista, que se mostrou
abismado com a gravidade do infarto e surpreso com a recuperação. “Quem
olha para ela hoje, duvidará que tenha passado por tudo isso. A oxigenação
melhorou. A respiração dela e a energia estão melhores”, comemora a filha de
dona Nadir.

PROGRAMA LATIN
A Santa Casa de Itabuna foi a primeira instituição na Bahia e segunda no
Nordeste a implantar, em 2018, o Programa de Diagnóstico e Logística
Integrada para Tratamento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), iniciativa
referenciada pelo Programa LATIN (Rede Latino-Americana de Telemedicina
para Infarto). O programa encurta o tempo entre o diagnóstico e o início do
tratamento, minimizando os riscos de sequelas e óbito.
Para atender os casos de infarto na região, existe uma comunicação integrada
com o Pronto Atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho, Emergência do
Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Unidade de Pronto Atendimento
(UPA) do Monte Cristo e o SAMU de Itabuna. Os procedimentos são
realizados no Serviço de Hemodinâmica no HCMF.

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