skip to Main Content

De Itabuna para as infâncias: Jacqueline Meire lança livro em nova coleção infantil da Editora Arpillera

De Itabuna Para As Infâncias: Jacqueline Meire Lança Livro Em Nova Coleção Infantil Da Editora Arpillera
  • Geral

“Pão, chão, coração”, de Jacqueline, integra a Coleção Agulhinha junto a dois livros de autoras baianas produzidos artesanalmente.

 ascida em Itabuna e radicada em Salvador, Jacqueline Meire lança Pão, chão, coração” como parte da Coleção Agulhinha, estreia da Editora Arpillera na editoria infantil. A coleção se completa com os títulos O vestido de poá lavanda”, de Márcia Mendes e Cinco pedrinhas”, de Ana Paula Mira, livros que representam a costura delicada entre narrativas poéticas e o cuidado artesanal que caracteriza o catálogo da editora. Cada obra é um convite para que crianças e adultos explorem universos sensíveis, permeados por memória, sonho e a celebração do cotidiano. Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Em “Pão, chão, coração”, Jacqueline Meire, com ilustrações de David Holanda, apresenta uma família que brinca de adivinhar “quem vem lá?” a cada novo som, formato ou cor que anuncia a chegada de vendedores ambulantes. A obra é uma homenagem afetiva aos trabalhadores informais que colorem e facilitam o dia a dia das comunidades, carregando consigo tradição, cultura e afeto. Jacqueline explica que a motivação veio da vontade de registrar essas figuras quase lendárias. “Um dia, a história quis nascer, veio através de uma família que pensa, conversa, brinca e reconhece a presença daqueles que circulam com suas mercadorias”, conta.

Jacqueline Meire é pedagoga, educadora popular e mestra em Educação e Contemporaneidade. Natural de Itabuna (BA) e radicada em Salvador, atua como professora na rede municipal e é autora do livro infanto-juvenil “Luiz Rei”. Em “Pão, chão, coração”, celebra a cultura nordestina e o trabalho dos empreendedores populares.

A Coleção Agulhinha

Além do conteúdo literário, a Coleção Agulhinha se destaca pela materialidade. Todos os livros possuem encadernação costurada manualmente e foram confeccionados artesanalmente, com capa em papel Rives 250gr e miolo em papel Sundance Warm White Felt 176gr. Características únicas como recorte na capa, aplicação de tecido, detalhes em papel vegetal e pop-up reforçam a proposta de valorizar o livro como objeto artístico e afetivo.

A coleção reforça o compromisso da Editora Arpillera com a produção independente e artesanal, oferecendo ao público infantojuvenil histórias que dialogam com a realidade de forma sensível e imaginativa. Cada obra é acompanhada de um QR Code que dá acesso a vídeo-book, orientações para mediação de leitura e imagens para colorir, ampliando a experiência literária.

Sobre a Editora Arpillera

Com sede em Camaçari, na Bahia, a Arpillera é uma editora independente dedicada à produção artesanal de livros que unem conteúdo literário e materialidade singular. Seu catálogo reflete um cuidado estético e editorial que valoriza a autoria plural, a cultura brasileira e a leitura como experiência sensível e transformadora. A Coleção Agulhinha marca sua estreia no segmento infantil, reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso à literatura de qualidade.

Adquira os livros no site da editora Arpillera

https://editoraarpillera.lojavirtuolpro.com/cinco-pedrinhas—ana-paula-mira/p

 

https://editoraarpillera.lojavirtuolpro.com/pao-chao-coracao—jacqueline-meire/p

 

https://editoraarpillera.lojavirtuolpro.com/o-vestido-de-poa-lavanda—marcia-mendes/p

com.tato – curadoria de comunicação

Jornalistas responsáveis: Karoline Lopes e Marcela Güther

Contato para atendimento: Ana Ferrari – ana@comtato.co ou (11) 9.7627-7348

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend