ILHÉUS JÁ CONTA COM UM GUIA DE CEP ATUALIZADO (José Nazal)
Tive o prazer e a alegria de receber agora da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), via e-mail, o “Guia de CEP” de Ilhéus, devidamente atualizado de acordo nossa legislação, onde consta da sua abertura o seguinte teor:
Prezado(a) cliente
– O município de Ilhéus-BA teve seu cadastro de logradouros e CEPs atualizado com o objetivo de contemplar a expansão da sua área urbana.
– Assim, solicitamos que use e divulgue o novo CEP do logradouro do seu endereço aos seus correspondentes, pois assim você estará agilizando o seu cadastramento nas organizações de seu interesse, além de contribuir para que a ECT possa eliminar a utilização do CEP anterior com a maior brevidade possível.
Enfim, após 2 anos de trabalho intenso, por dever de justiça, externo meus agradecimentos a seguir:
Ao prefeito Mário Alexandre, por me permitir autonomia da representação do Município na busca de atualizar a base cartográfica de Ilhéus, quanto aos seus respectivos limites dos distritos e bairros, visando de modo especial o próximo censo nacional;
À Câmara Municipal de Ilhéus, na pessoa do ex-presidente Lukas Paiva e do atual presidente vereador César Porto, em nome de quem agradeço a compreensão e boa vontade do Legislativo Municipal, na aprovação das Leis 3983/18 e 4024/19, que fundamentaram o trabalho;
Meu reconhecimento e gratidão aos servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, de modo especial ao Superintendente Estadual José Oliveira e ao técnico Márcio José França, que pacientemente trabalharam na atualização dos CEPs, sobretudo pela forma com que nos receberam e pelo denodo com que se dispuseram a fazer o trabalho.
Por fim, agradeço à participação luxuosa e inestimável da competente equipe técnica da Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), nas pessoas de Cláudio Emílio Pelosi, José Wiliams da Silva, Walmar Baptista Alexandria e à equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas pessoas de José Henrique da Silva, Geraldo Costa Pinto e Manuel Lamartin Montes, que durante 15 inesquecíveis dias percorreram o território illheense para que a lei pudesse ser materializada.
Com orgulho (mas sem a vaidade que obscurece a visão), afirmo que o município de Ilhéus está entre os mais organizados do Brasil no aspecto de sua legislação territorial, desde os limites municipais constantes da Lei estadual 12.638/13, com todos os vértices visitados e identificados (falta colocar os marcos definitivos); da Lei municipal 3983/18 que define os distritos e suas áreas urbanas (já reconhecidas pelo IBGE); e da Lei 4024/19, que denomina os topônimos existentes, na cidade e áreas urbanas distritais.
Apesar de estarmos enfrentando difícil momento de pandemia, é finalmente um respiro de alívio, pois me sinto feliz em ter a sensação de dever cumprido. Recordo-me da Palavra que diz: “somos servos inúteis e fazemos apenas o que deve ser feito”.
José Nazal;Vice-prefeito de Ilhéus


