skip to Main Content

Mutirão de limpeza na Lagoa Encantada reforça a preservação ambiental em Ilhéus

Mutirão De Limpeza Na Lagoa Encantada Reforça A Preservação Ambiental Em Ilhéus

Ação contou com apoio da Prefeitura e mobilizou voluntários para a conservação do ecossistema

No último domingo (30), a comunidade de Ilhéus se uniu em um grande esforço coletivo para a preservação ambiental durante o Mutirão de Limpeza na Lagoa Encantada. A iniciativa, que contou com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, reuniu voluntários, profissionais do turismo, ambientalistas e moradores em uma ação de remoção de resíduos sólidos e conscientização ambiental.

O evento foi organizado pela Associação de Guias, Condutores e Promotores de Turismo de Ilhéus (AGCPTI) e pela Associação Lagoa Encantada Cidadania e Turismo Sustentável (LECTS), com a participação de diversas entidades locais. Além da coleta de lixo, os participantes puderam assistir a palestras sobre sustentabilidade, atividades educativas e oficinas para crianças, promovendo o compromisso com a preservação ambiental desde a infância.

A Lagoa Encantada, um dos mais importantes patrimônios naturais de Ilhéus, abriga uma rica biodiversidade e é um ponto de lazer e contemplação para moradores e turistas. No entanto, a crescente poluição vinha ameaçando seu equilíbrio ambiental, tornando essa ação essencial para sua conservação.

Vilomar Simões, diretor de eventos da AGCPTI, e Gilson Damasceno, diretor de eventos da LECTS, destacaram que o objetivo nao foi apenas limpar a lagoa, mas também despertar na população a importância do descarte correto do lixo e do cuidado com os recursos naturais.

Prefeitura de Ilhéus Entrega Novas Próteses Dentárias e Transforma Sorrisos

Esta foi a terceira ação do ano

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (31/03) mais uma entrega de próteses dentárias gratuitas, beneficiando 77 moradores da cidade. A iniciativa faz parte do programa de saúde bucal do município, que busca ampliar o acesso a tratamentos odontológicos e devolver a autoestima da população. Esta foi a terceira ação do ano e novas entregas já estão programadas para o próximo dia 7 de abril.

A coordenadora de saúde bucal do município, Louise Tainá, destacou a importância do programa e a satisfação em proporcionar melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. “Hoje saem daqui 77 novos sorrisos, e é uma alegria imensa proporcionar isso à população”, afirmou.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, o projeto reafirma o compromisso da gestão municipal com a saúde bucal. “Esse é um compromisso que está sendo cumprido pelo prefeito Valderico Júnior, que preza pela restauração do sorriso do povo. Estamos muito felizes em poder proporcionar esse benefício à nossa população”, ressaltou.

Os beneficiados pelo programa passam por um atendimento completo no Centro de Especialidades Odontológicas Napoleão Marques (CEO), onde realizam a avaliação inicial, a moldagem e, após cerca de 40 dias, recebem suas próteses. A iniciativa tem feito a diferença na vida de muitos moradores, como a aposentada Cremildes Maria Ramos, do bairro Hernâni Sá. “Gostei demais da minha prótese, ficou muito bem feita”, afirmou. Já a dona de casa Márcia Coutinho da Silva celebrou a mudança: “Estou feliz por voltar a sorrir. Nem parece que é prótese, estou de sorriso novo”.

A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Ilhéus em oferecer um atendimento odontológico acessível e de qualidade, garantindo mais saúde e bem-estar para a população.

Por Cátia Gomes / Ascom Sesau

ecretário de Serviços Urbanos visita a Maramata e bairro Nova Brasília para discutir melhorias

Visita foca em melhorias para ruas, iluminação e coleta de lixo no bairro Nova Brasília

Na manhã desta terça-feira (01), o secretário de Serviços Urbanos, Cacá Colchões, visitou a sede da Maramata a convite do presidente da instituição, Thiago Martins. O encontro teve como objetivo apresentar as instalações da entidade e discutir projetos voltados para a melhoria do bairro Nova Brasília.

Durante a visita, Thiago Martins conduziu o secretário pelas dependências da Maramata, incluindo o prédio do museu da instituição. Em seguida, ambos percorreram o bairro Nova Brasília para avaliar de perto as principais demandas da população. Entre as questões abordadas, destacaram-se a necessidade de revitalização das ruas, melhorias na iluminação pública, com a substituição e manutenção de postes, além de ajustes no sistema de recolhimento de lixo.

Ao fim da agenda, Cacá e Thiago participaram de um café da manhã na sede da Maramata, onde aprofundaram as discussões sobre possíveis soluções para os desafios enfrentados pela comunidade. A expectativa é que a parceria entre a Maramata e a Secretaria de Serviços Urbanos resulte em projetos que beneficiem a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores da região.

Ilhéus realiza 1º Encontro de Conscientização do Autismo no Dia Mundial do TEA

Evento promove informação, inclusão e empatia com programação educativa e social

Nesta quarta-feira (02), das 8h às 13h, Ilhéus sediará o 1º Encontro de Conscientização do Autismo, em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento acontecerá em frente à Câmara de Vereadores, no centro da cidade, e tem como objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo a inclusão e o respeito.

A programação contará com stands informativos, ações educativas e sociais, além de uma roda de conversa com especialistas, abordando os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA. Órgãos públicos, associações e profissionais especializados estarão presentes para compartilhar conhecimento e fortalecer redes de apoio.

Programação do evento:

– Das 8h às 13h – Stands com ações informativas, educativas e sociais, com a participação de órgãos públicos, associações e profissionais da área.
– Das 10h às 12h – Roda de conversa e palestras interativas, com espaço para perguntas e respostas, sobre saúde e atuação multidisciplinar no atendimento a pessoas com TEA.

Palestrantes convidados:
– Daniela Mendonça – Psiquiatra
– Thais Moreira – Psicóloga (TCC)
– Naiana Badaró – Neuropsicóloga
– Camilo Vieira – Neuropediatra
– Poliana Spinola – Psicopedagoga
– Milene Torres – Nutricionista
– Priscila Pires – Fonoaudióloga
– Uilliam Neves – Psicomotricista

O 1º Encontro de Conscientização do Autismo reforça a importância da informação como ferramenta para a empatia e do respeito como base para a inclusão, contribuindo para uma sociedade mais acolhedora para pessoas autistas e suas famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend