skip to Main Content

Cyro de Mattos: um dos maiores escritores brasileiros

Cyro De Mattos: Um Dos Maiores Escritores Brasileiros

 Cyro Pereira de Mattos é itabunense, contista, poeta, cronista, ensaísta e autor de livros infantis. Já publicou 38 livros, possui 50 prêmios literários.

Em novembro de 2016, foi eleito na Academia de Letras da Bahia (ALB) para ocupar a cadeira de nº 22 daquela casa, a mesma que foi ocupada por Ruy Barbosa. Antes disso, ele já presidira a Academia de Letras de Itabuna (ALITA) e a Academia de Letras de Ilhéus (ALI). Também já foi presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) entre 2009 e 2011. Entre suas principais obras estão “Os Brabos”, “Duas Narrativas Rústicas Contendo Inocentes e Selvagens”, “O Recuados”, “Berro de Fogo e Outras Histórias”, “Natal das Crianças Negras”, “Os Ventos Gemedores”, “Fissuras e Rupturas” e o “O Velho e o Velho Rio”.

A professora Nilmecy Gonçalves aponta que Itabuna possui o que, segundo ela, pode ser considerado “uma lenda viva de nossa cultura, um símbolo de nossa identidade. Não à toa,  Mattos é um dos imortais da Academia de Letras da Bahia e foi homenageado pela UESC, com o título de doutor honoris causa da UESC. Melhor do que tê-lo como um dos grandes representantes da literatura brasileira, é vê-lo, agora, com mais um trabalho pronto e prestes a apresentá-lo ao grande público itabunense. Itabuna se sente feliz com isso”, disse a secretária.

______________________________________________________

Para mais informações sobre a vida e obra de Cyro de Mattos, visite o site da ALB, no endereço https://academiadeletrasdabahia.wordpress.com/cyro-de-mattos/.

Prefeitura Municipal de Itabuna.

Secretaria Municipal de Governo – Departamento de Comunicação Social.

Secretaria Municipal da Educação – Assessoria de Comunicação Social.

Imagem: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend