skip to Main Content

Zélia Lessa é homenageada com a Comenda Firmino Alves

Zélia Lessa é Homenageada Com A Comenda Firmino Alves

No último dia 28 de julho a artista grapiúna, Zélia Lessa recebeu a Comenda Firmino Alves – maior honraria entregue pelo município de Itabuna. A solenidade, que foi realizada no Teatro Municipal de Itabuna Candinha Dória, reuniu representantes da sociedade civil e autoridades políticas, incluindo o prefeito Fernando Gomes, que entregou a homenagem a Zélia Lessa.

Natural de Itabuna, Zélia Lessa é filha de pioneiros do município do sul da Bahia. Seu pai, Cherubim José de Oliveira era sobrinho de Firmino Alves, o fundador do município. Com 93 anos completados no último 12 de junho, é viúva, mãe de um filho, e tem 6 netos e 3 bisnetos.

Dona de um ouvido absoluto, Zélia Lessa iniciou na música aos 6 anos, através de sua mãe, Maria da Costa Oliveira. Para aperfeiçoar o dom musical fez cursos de piano, educação musical, composição e regência, órgão e flauta doce, tornando-se professora de Educação Artística em 1946. Zélia Lessa é detentora de vários prêmios nacionais e regionais nos concursos que participou como compositora, sendo dois desses inúmeros prêmios com a interpretação do Coral de Cantores de Orfeu, do qual é fundadora e regente desde 1855. Vale ressaltar que o coral sempre foi gratuito, cumprindo o papel de difundir a arte para todos.

Entre os anos de 1976 e 1985, Zélia Lessa regeu o coral da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ao longo dos anos, ensinou mais de cinco mil alunos de diferentes gerações, dedicando sua vida à música, transformando sua casa num centro de descoberta de novos talentos musicais. Sua obra prima se chama Rapsódia Grapiúna, baseada no folclore regional cacaueiro e apresentada a caráter, o qual já apresentou em diversas ocasiões especiais em Itabuna, Salvador e Brasília. Também lançou o CD Rapsódia Grapiúna e, no ano passado, foi homenageada no Centro de Cultura Adonias Filho com o lançamento do livro biográfico “Zélia Lessa – A Música em uma Vida”, escrito pela professora Efigênia Oliveira e publicado pela editora Via Literarum.

Com uma história de dedicação à música e a valorização da arte como instrumento transformador de vidas, Zélia Lessa é um destaque da cultura regional e sua homenagem é um justo reconhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend