skip to Main Content

Prefeitura divulga cronograma da vacinação contra Influenza e Covid-19 em Itabuna

Prefeitura Divulga Cronograma Da Vacinação Contra Influenza E Covid-19 Em Itabuna

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de vacinação contra a Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família das 8 as 11 e das 13 às 16h nesta semana em Itabuna. As ampolas são abertas até às 15h para evitar desperdício de doses.
Devido ao aumento de casos em nível nacional e em Itabuna, a enfermeira Camila Brito, Coordenadora de Imunização, fez um alerta à população para que se vacine. “É necessário que pessoas iniciem ou finalizem o esquema vacinal contra a Covid-19 enquanto existir casos ativos”, explicou.

Segundo explicou, atualmente o esquema vacinal prevê duas doses da vacina ancestral (tradicional) e uma dose bivalente, que protege contra a Ômicron. “Os casos ainda circulantes e positivos no território nacional são consequência da falsa sensação de controle sanitário e por existir indivíduos que não se vacinaram contra a Covid-19”, disse.

“Portanto, enquanto responsável pela imunização deixo o registro para que as pessoas procurem o posto de saúde mais próximo de casa onde o serviço está disponível para crianças e adultos”, afirmou.

Para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, ocorre a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer. Para adultos e idosos, a vacinação da primeira ou segunda dose contra o Covid-19 será aplicada para pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade.

REFORÇO BIVALENTE
A vacina Pfizer Bivalente traz em sua composição a imunização contra novas cepas do Covid-19, incluindo a variante Ômicron. Nesta semana, já acontece para o primeiro e segundo reforço (terceira e quarta dose) em pessoas com idade a partir de 18 anos ou com sem comorbidade. E também, para gestantes, puérperas e pessoas com imunossupressão com idade a partir de 12 anos.

E ainda, pessoas com deficiência permanente e portadores de comorbidades com idade a partir de 12 anos, trabalhadores da saúde da rede pública ou privada, e trabalhadores das instituições de longa permanência.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA
De segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16h, são aplicadas todas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos) nas UBS e USF.

Vale pontuar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra Meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY.

Além disso, profissionais de Saúde que nunca fizeram uso da vacina contra Meningite C terão acesso a dose única.
A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas.

VACINAÇÃO INFANTIL NAS UBS
Na quinta-feira, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família acontece a vacinação infantil para crianças de 6 meses a menores de 12 anos.
Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias recebem a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Baby. Crianças de 3 e 4 anos recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac ou ainda a terceira dose da Pfizer Baby se cumprido o intervalo de pelo menos 4 meses.

Crianças de 5 a 11 anos recebem a segunda dose da Coronavac, ou ainda, a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Pediátrica. Adolescentes de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 69 anos recebem a segunda dose da Coronavac.

A documentação necessária é a certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que serão atendidas crianças com ou sem comorbidade acompanhadas dos seus respectivos responsáveis.

Legenda: Vacina Pfizer Bivalente traz em sua composição a imunização contra novas cepas do Covid-19. Foto: arquivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend