skip to Main Content

O que é ‘espaguetização’, fenômeno pelo qual cientistas observaram buraco negro devorar estrela

O Que é ‘espaguetização’, Fenômeno Pelo Qual Cientistas Observaram Buraco Negro Devorar Estrela
  • Geral

Astrofísicos detectaram no melhor momento um evento de rompimento da maré que gera o fenômeno da ‘espaguetização’; por que uma estrela se transforma em uma espécie de ‘macarrão’?

A receita cósmica que gera a chamada “espaguetização” é algo que vem intrigando os astrônomos nos últimos anos, mas em 2020 está mais claro do que nunca.

Os ingredientes se juntaram diante dos olhos dos cientistas — isto é, diante de uma cadeia de observatórios astronômicos, que detectou um evento de interrupção de maré (TDE, na sigla em inglês) que ocorreu a “apenas” 215 milhões de anos-luz da Terra.

O TDE é um fenômeno que ocorre quando uma estrela acaba sendo desmontada após passar perto demais de um buraco negro. O resultado final fica visualmente parecido a um espaguete.

  • ESPAGUETIFICAÇÃO: Telescópios registram momento em que estrela é engolida por buraco negro

    “É o flash mais próximo desse tipo já registrado”, disseram cientistas da British Royal Astronomical Society, que anunciaram os resultados de suas pesquisas na segunda-feira (12/10).

    O TDE fornece os ingredientes pelos quais um objeto cósmico, como uma estrela, “sofre” um processo de espaguetização (e, por “sofrimento”, queremos dizer algo realmente catastrófico).

    “A ideia de um buraco negro ‘sugando’ uma estrela próxima parece ficção científica. Mas isso é exatamente o que acontece em um evento de interrupção de maré”, disse o autor principal doestudo, Matt Nicholl.

    “Fomos capazes de investigar em detalhes o que acontece quando um monstro como esse come uma estrela”, acrescenta.

    O estudo lança uma nova luz sobre a pesquisa a respeito dos TDE e como a matéria reage a ambientes do universo como esse.

    “É relevante porque ainda temos muitas dúvidas sobre como a matéria se comporta nas proximidades de um buraco negro e especialmente em um campo gravitacional tão intenso”, disse o astrofísico Ezequiel Treister à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC. “Este se torna um excelente laboratório para estudar esse comportamento.”

    Como se explica a espaguetização?

    Treister diz que a espaguetização começa quando uma estrela fica muito perto de um buraco negro supermassivo.

    “A atração gravitacional produzida pelo buraco negro faz com que a estrela perca sua forma, sua estrutura, acabe sendo destruída e absorvida pelo buraco negro. Isso gera o fenômeno de um evento de interrupção de maré”, afirma.

    • Nobel de Física 2020: O que a ciência já sabe sobre buracos negros?
    • SINGULARIDADE: o coração dos buracos negros onde todas leis da natureza são quebradasA matéria é esticada por forças gravitacionais de modo que acaba ficando semelhante a um macarrão. Começa a esticar e esticar,parecendo um espaguete.

      “Quando a estrela acaba de cair no buraco negro, há muitos efeitos. Uma grande quantidade de energia pode impactar a galáxia e o ambiente ao redor do buraco”, acrescenta Treister, que é professor do Instituto de Astrofísica da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend