Itabuna está com índice de 1.5% para o mosquito da dengue de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) da referente ao ciclo das primeiras semanas referentes a janeiro passado em bairros onde aconteceu, equivalentes a 50% da cidade. Com o indicador, o município mantém sob controle o mosquito causador da dengue, zika vírus e chikungunya.
De acordo com a coordenadora do Programa de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, o baixíssimo índice registrado no LIRAa é reflexo do trabalho executado pelos agentes nos ciclos durante o ano passado, como preconizado pelo Ministério da Saúde. O atual ciclo será finalizado em março.
“Além disso, temos um governo que apoia as nossas ações para combater as arboviroses”, disse a coordenadora de Endemias em referência a gestão do prefeito Augusto Castro(PSD). Em outubro, o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias foi reforçado com o fornecimento de novos uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Mesmo com o índice dentro do padrão do Ministério da Saúde, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristella Antunes, enfatiza a necessidade de as pessoas se manterem vigilantes para que não surjam focos do mosquito Aedes aegypti nas suas casas.
Ela lembrou que na luta contra a doença o Ministério da Saúde revelou que 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos, etc.).
Nesta sexta-feira, dia 9, os Agentes de Combate às Endemias vão pulverizar a Rodoviária como uma forma de controle do mosquito. “Não podemos esquecer que Itabuna é porta de entrada para outros municípios e dividida pelas rodovias federais BRs 415 e 101”, lembrou Lucymar Ribeiro.
Segundo informou, no próximo dia 16 haverá um mutirão de limpeza no Bairro Santa Inês para eliminar eventuais focos de larvas do Aedes aegypti encontrados nas visitas domiciliares.
“Este trabalho passará a ser executado todas as sextas–feiras nos bairros com ações educativas junto a população. Não podemos abrir a guarda para que o mosquito se prolifere, até porque os períodos de chuva e sol são favoráveis para o surgimento de larvas ti”, disse a coordenadora do Programa de Endemias da Prefeitura de Itabuna.
Atualmente a cidade registra 10 casos confirmados de dengue e nenhum de zika vírus e chicungunya. “A população é o principal agente. Por isso, precisa colaborar com limpeza de reservatórios e caixas d’ água e denunciar casas fechadas com piscinas ou reservatórios de água ao Disk-Dengue (73 3612-8324)”, orientou Ribeiro.
* Dicas para eliminar focos do mosquito*
1- Tampe caixas d’água, ralos e pias;
2- Higienize bebedouros de animais de estimação
3- Descarte pneus velhos, junto ao serviço de Limpeza Urbana
4- Retire água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros. Depois lave-os com água a sabão.
5- Limpe as calhas e a laje da casa e depois bote areia nos cacos de vidros de muros que possam acumular água
6- Coloque areia nos vaso de plantas
7- Amarre bem os sacos de lixo
8- Faça inspeção na casa, pelo menos uma vez por semana
9- Sempre que possível use repelentes e instale telas, em especial em áreas com maior risco de casos
10- Receba bem os agentes de Controle de Endemias e Comunitários de Saúde de sua cidade.
Fonte: Ministério da Saúde