skip to Main Content

Hassan solicita ao governador aeroporto regional para impulsionar desenvolvimento no Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá

Hassan Solicita Ao Governador Aeroporto Regional Para Impulsionar Desenvolvimento No Médio Rio De Contas E Vale Do Jiquiriçá

Entendendo a importância dos aeroportos regionais para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, o deputado Hassan (PP) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, através de indicação protocolada na Assembléia Legislativa da Bahia, a implantação de um aeroporto regional no Entroncamento de Jaguaquara, às margens da BR-116. Conforme explica o parlamentar municipalista, o equipamento solicitado beneficiará a população de mais de 35 municípios dos territórios Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá, gerando empregos e renda com a movimentação da economia regional. “Aeroportos são muito mais que infraestruturas para aviação, agregando outros empreendimentos, geradores de desenvolvimento econômico e social”, pondera o deputado.

O aeroporto defendido por Hassan será importante saída para a região, que hoje tem sua economia firmada na pecuária, na agricultura voltada para o cultivo do cacau e variada hortifruticultura, além do comércio e turismo ecológico com belíssimas paisagens, morros, vales, cachoeiras e rios. Para o deputado, a região localizada no entroncamento de Jaguaquara reúne condições ideais do ponto de vista geográfico e topográfico para implantação do equipamento.

Ao justificar sua solicitação, Hassan afirma que aeroportos regionais são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, atraindo investimentos, empresas, melhorando a logística, o comércio, telecomunicações, suprimento, turismo e entretenimento, dentre outros segmentos. “A implantação de um aeroporto regional pode contribuir de forma efetiva para o fortalecimento da cadeia produtiva de inúmeros municípios ao seu redor”, analisa Hassan.

O deputado considera que “é inegável que a implantação do aeroporto regional no Entroncamento de Jaguaquara atenderá a uma necessidade premente da região e inclusive do município de Jequié, e vai proporcionar inúmeros benefícios para todo o território de identidade, fortalecendo o Médio Rio de Contas e o Vale do Jiquiriçá, bem como a movimentação da economia, a geração de empregos e o aprimoramento da infraestrutura local”.

Hassan destaca que a implantação do aeroporto solicitado será importante ferramenta de integração e viabilização do planejamento e fortalecimento dos municípios. “O aeroporto mais próximo da região está localizado em Vitória da Conquista e não atende às necessidades dos dois territórios de identidade mencionados”, avalia o deputado, frisando ainda que aeródromos existentes nas proximidades, como os de Jequié, Amargosa e Castro Alves, não dispõem de condições ideais para atendimento de toda essa demanda.

Foto – Divulgação Ascom

Este Post Tem Um Comentário
  1. Aeroporto REGIONAL é a infraestrutura construída e direcionada para receber, sem restrições operacionais, o atual turboélice de 70 lugares, 56 aeronaves no Brasil, e a nova geração de turboélices de alto desempenho de 80, 90 e 100 passageiros em desenvolvimento pela Airbus, ATR, De Havilland Canada e Embraer, e também para os jatos regionais de 136, 138 e 144 passageiros que hoje são 103 aeronaves nas três aéreas brasileiras.
    A pista de pouso básica, mínima e moderna de um regional é de 1.800 x 30m com resistência do piso PCN38.

    Aeroporto SUB-REGIONAL é construído com puxadinho para atender os passageiros do Caravan de 09 lugares e suas passagens caras, com pista de 1.200 x 30m em asfalto mole PCN10, ou 1.100 x 23m e PCN06 e sem voo por instrumento GPS.
    Mas, algumas empresas não operam em pistas estreitas menores que 30m de largura, outras operam até jato em 1.600m.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend