skip to Main Content

Cerimônia no Teatro Candinha Dória encerra curso do Programa com Agentes Comunitários de Saúde

Cerimônia No Teatro Candinha Dória Encerra Curso Do Programa Com Agentes Comunitários De Saúde

Está programada para quarta-feira, dia 20, às 14 horas, a cerimônia de conclusão do Curso Técnico para a Formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) do Programa Saúde com Agente do Ministério da Saúde. A solenidade será realizada no Teatro Candinha Dória contando com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, dentre outras autoridades.

O curso teve duração de cerca de um ano e reuniu 510 profissionais ACS e ACE com aulas remotas, presenciais (em sala de aula) e em campo, onde os profissionais atuam diariamente junto à comunidade. As aulas foram ministradas pela tutora Dayse Santos, selecionada por meio de processo seletivo do Ministério da Saúde.

A coordenadora do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) da Secretaria Municipal de Saúde, Margarida Amorim, afirmou que ao aderir ao Programa Saúde com Agente, Itabuna deu passo importante para a transformação de práticas da saúde pública e organização do trabalho, qualificando habilidades e competências quanto ao incentivo à formação técnica dos ACS e ACE.

“Agora eles são técnicos especializados, ao invés de apenas agentes de saúde”, reforçou Margarida Amorim. Ela disse ainda que o prefeito Augusto Castro mostrou sua preocupação com uma saúde de qualidade no município mais uma vez e não mediu esforços para buscar parceria com o Governo Federal para garantir, além da qualificação e valorização, novos conhecimentos e estratégias inovadoras aos profissionais que trabalham com a população.

“Eles conhecem como ninguém os problemas de saúde das famílias nas comunidades, mantém uma rotina de acompanhamento, inclusive para agendamento de consultas, principalmente para portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial. Então os ACS sabem como lidar em cada situação e como ajudar a comunidade”, frisou a coordenadora.

Ela destacou ainda que o programa atende a uma antiga demanda da categoria dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias com o reconhecimento e valorização do trabalho realizado por eles põe fim a uma demanda que durou mais de 17 anos. “Foi um sonho realizado de nossos profissionais”, concluiu a coordenadora do PACS.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend